Um belo dia você põe a chave na ignição, as luzes acendem, o rádio liga, mas o carro não dá sinal de vida. Aos invés do som de arranque, tudo o que você ouve são barulhos um bocado assustadores. Existe uma grande probabilidade do seu estimado possante estar com o motor fundido e essa é, definitivamente, uma má notícia.
Motor fundido é um problema de resolução bastante complicada. Muitas vezes é preciso trocar a peça inteira ou a grande maioria dos componentes. Uma coisa é certa: o dono terá um prejuízo bem avultado e que pode chegar até mesmo a 50% do valor do veículo. Toda essa dor de cabeça poderia ser evitada com medidas simples e infinitamente mais baratas.
Sintomas de motor fundido ou prestes a fundir
Existem outros problemas que fazem o carro “morrer” além do motor fundido. Como saber se o motor fundiu é importante para auxiliar o mecânico a fazer o diagnóstico. Portanto, tenha atenção se isso acontecer com o seu veículo. Lembrando que mesmo antes do fatídico fim, os sinais vão surgindo de maneira discreta. Ouvir o automóvel é sempre fundamental.
-
O principal sinal do motor fundido é também o mais irreversível de todos: tentar ligar o carro e ele não trabalhar. A única coisa que se ouve é um barulho de peças batendo umas nas outras. Isso significa que componentes saíram do lugar com a fusão.
-
A insistência em dar partida no carro, pode fazer com que os fios superaqueçam e comecem a soltar fumaça.
-
Antes de fundir de vez, o motor começa a demonstrar sinais de cansaço. Ruídos leves, pequenas batidas. Conforme a situação for se agravando, os barulhos ficam mais altos e insistentes. Esse é definitivamente um alerta de que algo não vai bem.
Principais causas para fundir o motor
- Quando perceber que tem o carro com o motor fundido poderá se perguntar “mas como isso é possível?”. Apesar de ser um problema complicado, tem causas bastante simples. O mais indicado é evitar tudo o que conduza às situações que apontaremos, sob de pena de ficar sem veículo por uns bons tempos.
- No topo da lista de causas do motor fundido está o óleo. Se estiver em quantidade insuficiente, não conseguirá lubrificar o motor e nem auxiliar a regular a temperatura do mesmo. O resultado você pode imaginar. Misturar óleos de marcas e viscosidades diferentes também leva ao mesmo fim.
Como lavar o motor do carro sem estragar
- Outra razão para o motor fundir é estar superaquecido e isso significa que o sistema de arrefecimento não está fazendo o seu trabalho corretamente. Muitos proprietários esquecem de checar o nível da água e as consequências são desastrosas.
- Combustível de má qualidade ou adulterado também pode arruinar os componentes do motor e fazê-lo fundir.
- E, claro, a falta de revisões e manutenções acabam por influenciar no estado geral do carro. Sem supervisão, todos os componentes estão em risco e o motor fundido é um desfecho previsto nestes casos.
Como evitar ter o motor fundido
Prevenir é sempre o melhor remédio, ainda mais se estivermos a falar de motor fundido. Entre um conserto caríssimo e algumas medidas de rotina a segunda alternativa é com certeza a mais adequada para o bolso de todos. Por isso, adote como prática:
- Verificar o nível de óleo do carro. Se for preciso completar, escolha o da mesma marca e viscosidade do que já está no motor.
- Troca de óleo a cada 6 meses para carros de uso constante e uma vez por anos em veículos que rodam pouco.
- Checar sempre o nível de água do sistema de arrefecimento.
- Respeitar e cumprir o calendário de revisões do veículo.
- Abastecer apenas em postos de combustíveis confiáveis. O preço não compensa o prejuízo de um motor fundido.