Como é morar no Japão e por que este país pode mudar a sua vida

Morar no Japão pode ser um sonho intimidante por questões linguísticas ou culturais. Mas arriscar viver por lá pode mudar a sua vida para sempre. Veja por quê.

Estudar ou morar no Japão pode ser um sonho para muitas pessoas, mas as diferenças linguísticas e culturais acabam intimidando, levando a optar por outros países. Mas saiba que mesmo com a imagem que fazemos sobre o cotidiano no oriente, arriscar pode ser uma escolha que irá transformar sua vida para sempre. A seguir, listamos alguns dos aspectos culturais e estruturais que o Japão oferece e que, com certeza, irão te encorajar a realizar esse sonho.

Você já pensou em morar no Japão?

Ao contrário do que muitos pensam, para morar no Japão não é preciso ser descendente de japonês ou ser casado/a com um/a. Se está pensando em fazer as malas para o oriente, encontre seu objetivo por lá e se informe ainda no Brasil sobre o que será necessário para viver legalmente no país.

As opções vão desde uma bolsa de estudos até a possibilidade de transferência em uma empresa que você já esteja trabalhando. Converse com pessoas que moram ou já estiveram no Japão, se informe sobre empresas na sua área de formação ou cursos de interesse, estude a cultura e conheça as tradições. Ir se familiarizando com o novo país pode ser uma ótima maneira de se sentir em casa depois da mudança.
Veja como trabalhar no Japão passo a passo

Morar no Japão sem falar japonês

morarnojapao

Como em qualquer outro lugar do mundo, saber o idioma local é muito importante e pode abrir portas que às vezes, somente o inglês não proporciona. Claro que muitas coisas você vai ficar sem entender. Mesmo em Tokyo, nem tudo é traduzido e há muita gente que não fala inglês ou outros idiomas estrangeiros.
Porém, morar no Japão apenas com o inglês fluente é sim possível sem maiores limitações ou preconceitos, desde que você trabalhe direito e cumpra seus deveres como cidadão. Mas não é por isso que você vai deixar de aprender japonês, certo?  
Quanto custa fazer intercâmbio no Japão

Dinheiro público em boas mãos

No Japão, a preocupação com o destino do dinheiro público é ínfima. As ruas estão sempre limpas, bem sinalizadas e seguras. A quantidade de impostos sobre cada produto adquirido também é informação aberta à população. Outros serviços, tanto públicos quanto privados, como hospitais e escolas funcionam perfeitamente. Tendo a tecnologia como aliada e o tradicional investimento em uma educação impecável, o Japão também é um ótimo lugar para educar os filhos ou mesmo se especializar numa formação ou pós.

As virtudes para a longevidade

morarnojapao

Mesmo diante do formigueiro de gente dos grandes centros urbanos, os japoneses são um povo muito forte e agradecido por tudo o que lhes é oferecido. Mesmo sem a infinidade de feriados que nós, brasileiros, estamos acostumados, todo o dia é dia de celebrar. Agradecer pelo sol, pela natureza, pela chuva e pela vida são alguns destes dias especiais. Morar no Japão é viver entre áreas verdes e ter imensas possibilidades de praticar esportes ou passear por entre elas. Até mesmo nos grandes centros urbanos, o espaço da natureza é preservado em praças e jardins muito bem cuidados.
Trabalhar no Japão vale a pena? Leia

Pontualidade e honestidade

A pontualidade japonesa é vista desde o cumprimento do horário pelas pessoas em seus compromissos até a rigidez em meios de transporte público, sendo considerado um dos mais eficientes do mundo. Portanto, deixar o hábito brasileiro de não cumprir horários para trás é essencial para uma boa adaptação ao povo oriental. Para eles, a não pontualidade é tratada como desrespeito.

O mesmo acontece a respeito da honestidade. Se algo está errado com determinado serviço prestado, por exemplo, o erro é consertado prontamente (mesmo que você ainda não o tenha percebido, como a velocidade da internet) seguido de um pedido de desculpas e, se assim for o desejo do cliente, também terá seu dinheiro de volta. Obviamente, a honestidade não se limita a relação empresa-cliente, mas a toda população num geral.

 

Contrastes vivendo em harmonia

morarnojapao

Tecnologia e tradição vivendo juntas é algo completamente normal para os japoneses. Além de serem um povo muito respeitador em relação às mais diversas religiões, o progresso não os impede de preservar os costumes, construções e tradições dos antepassados. Portanto, em todo lugar é possível observar o passado e o futuro vivendo em perfeita harmonia. 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...