Aumenta o número de financiamentos de veículos. Mas é momento de financiar?

Algumas melhorias na economia podem dar impressão de que é hora de gastar, mas não é bem assim! Confira se este é o momento de financiar um veículo.

Um dado econômico recente mostra que aumentou o número de financiamentos de veículos no Brasil. Porém, é importante refletir para entender se é momento de financiar, principalmente levando em conta a crise econômica brasileira. Confira neste artigo algumas dicas!

Momento de financiar? Tenha cautela

O financiamento de carros novos, que estava escasso nos últimos anos, começa a mostrar sinais positivos. Em maio, as concessões de crédito não subsidiado para o setor somaram R$ 7,3 bilhões, o que representa alta de 23,2% em relação a abril deste ano e crescimento de 5,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Porém, antes de já ir pensando em trocar de carro, é essencial ter cautela e fazer algumas análises. Não é possível ainda dizer que esse é o momento de financiar um veículo. A queda da taxa de juros e os primeiros sinais de recuperação da economia são importantes, mas a confirmação de uma melhora no cenário de crédito automotivo só deve acontecer no segundo semestre. Antes disso, o crescimento ainda é muito tímido.

Mesmo que a inflação tenha caído no Brasil em 2017, o desemprego e a insegurança política ainda estão em alta. Por isso, não é um bom momento para dívidas novas.

Qual o banco mais fácil para financiar carros?

Rigor na liberação de crédito

É importante ressaltar também que, os números ruins da economia brasileira fazem com que os bancos sejam mais rigorosos na liberação de créditos para financiamentos. É uma matemática fácil: com o aumento do desemprego e inadimplência, eles recebem menos e também entram na crise. Esse é mais um ponto que mostra que esse não é momento de financiar veículos.

Preços

Outro dado importante na hora de analisar a respeito de um financiamento é que os preços não caíram. Mesmo em um cenário de retração de vendas, os veículos acumularam altas acima da inflação nos últimos 12 meses.

Segundo um levamento da consultoria Molicar, considerando dois dos modelos mais vendidos no ano, o Ônix, da General Motors, e o HB20, da Hyundai, o Ônix teve um aumento de 7,6% e o HB20, 4,9%. Esses são veículos de entrada, mais suscetíveis a variações de preços, por isso os aumentos são menores, mas bem acima da inflação. Segundo as montadoras, uma das explicações para o aumento de preço no período está relacionada ao repasse de preços de insumos e ao aumento de tecnologia embarcada nos veículos.

Ainda assim, quer financiar?

Se, ainda assim, você quer e pretender financiar um carro,  uma boa dica é dar uma boa entrada, pois, quanto maior a entrada, maior o desconto e menor a taxa de juros. Economize, pesquise e pechinche! Não tenha preguiça de ir em várias lojas e conversar com diversos vendedores e familiares experientes. Leve sempre os orçamentos em todas as lojas, eles podem cobrir a oferta e você pode fazer um bom negócio mesmo não sendo momento de financiar.

Posso refinanciar um veículo financiado?

Comprar à vista: sempre a melhor opção

Essa dica você também já deve estar cansado de saber, mas vale a pena repetir: comprar um veículo à vista é sempre a melhor opção. Por mais que pareça “torturante” guardar dinheiro e esperar, comprando a vista você pode comprar um carro zero por menos da metade do preço que pagaria no financiamento, sim, isso mesmo: as taxas de juros e outros tributos podem te fazer pagar o dobro do que vale o veículo!

Ou seja, nossa conclusão é que esse não é o momento de financiar, mas sim de comprar à vista e ter paciência. Crises econômicas exigem um certo esforço.

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...