‘Minha Atividade’, do Google, mostra tudo que você faz no Google

O Google lançou o serviço 'Minha Atividade', que permite ao usuário ter um registro ordenado de suas atividades feitas no portal. Conheça.

Novidade recente criada pelo maior e mais famoso portal virtual do mundo, o ‘Minha Atividade’ permite ao internauta poder acessar o registro de seus passos no Google. A ferramenta ainda dá total poder de decisão ao usuário sobre o destino deles, já que ser monitorado na internet sempre foi visto com maus olhos.

O que é possível saber com o “Minha Atividade”

Basicamente, é possível ver em um só lugar todos os dados coletados sobre a pessoa, com a possibilidade de editá-los. O registro da ferramenta estará cheio caso ela utilize frequentemente os serviços do Gmail, YouTube, Tradutor, Maps, Chrome, entre outros. Essas informações podem, por exemplo, potencializar o serviço de pesquisa em uma nova ocasião ou fornecer rotas mais rápidas de trânsito no Google Maps. Porém geralmente elas são reunidas e utilizadas para ajudar anunciantes a encontrar o público-alvo que desejam.

O Google também possui uma página só para explicar como a coleta de dados no ‘Minha Atividade’ (“My Activity”, em inglês) é feita e utilizada, já que é de responsabilidade da empresa ser clara sobre a coleta de informações e como são usadas para fazer com que seu serviço funcione melhor para todos.

Veja qual melhor operadora de celular do Brasil

Como apagar uma pesquisa do histórico

Caso o discurso não seja convincente, o Google ainda dá o livre arbítrio à pessoa para excluir uma ou mais pesquisas do histórico. É uma iniciativa significativa; a ferramenta não vai impedir o Google de coletar e armazenar os dados, mas, ao menos, respeita a vontade da pessoa em não permitir passá-los adiante aos anunciantes.

O método para excluir pesquisas do ‘Minha Atividade’ funciona da seguinte forma:

  • Ao abrir a ferramenta, clique no canto superior esquerdo da tela em azul;
  • Abra a guia Excluir atividade por;
  • Selecione o período desejado, com opções que compreendem um dia, um período específico ou desde o início;
  • Clique em Excluir.

Janela anônima

Outra forma interessante de fazer uma pesquisa no Google ou navegar na internet sem ter registros das páginas que acessar é utilizar uma janela anônima. Todos os browsers possuem a opção. Para ativá-la no Google Chrome basta selecionar o menu que fica no canto superior direito e selecionar “Nova Janela Anônima”. Deste modo a navegação fica mais segura e sem registros no histórico.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...