9 coisas que você precisa ter na sua mesa de trabalho

Anda tudo uma bagunça? Ou sua mesa de trabalho é sem graça demais? Conheça 9 objetos simples e muito eficientes para organizar, inspirar e produzir.

O que a sua mesa de trabalho diz sobre você? Um profissional organizado e zeloso? Alguém que vive ocupado? Ou uma pessoa simplesmente desleixada? Para te ajudar na organização dos elementos sobre a sua estação de trabalho, antes de mais nada você deverá reduzir ao máximo os objetos que ficam em cima dela.

Agora, trabalhando com o mínimo e priorizando aquilo que realmente importa, confira 9 itens que devem estar sobre a mesa – ou à frente dela – para te ajudar a ser um profissional mais organizado, inspirado e produtivo.

5 hábitos para aumentar a sua motivação no ambiente de trabalho

Para organizar

Nada de acumular lixo, nem tarefas pendentes. Veja por onde começar para manter a mesa limpa e funcional.

1. Agenda

Em primeiro lugar, a boa e velha agenda – de papel. Você pode até se organizar com aplicativos de produtividade ou outros meios virtuais, mas nada é mais efetivo que anotar e riscar seus afazeres de um caderno ou uma agenda de papel.

Uma dica importante para ter com esse item é organizar o dia seguinte na agenda sempre que terminar o expediente. Elimine esse processo do próximo dia e ganhe mais tempo para de fato encarregar-se de suas tarefas.

2. Cesto para objetos pessoais

Se você faz o tipo de que chega no trabalho e despeja tudo em cima da mesa, ter uma caixinha ou um cesto para guardar itens pessoais pode ajudar na organização. Nesse espaço coloque o celular, a carteira, a chave do carro, o carregador e outros objetos que achar necessário.

3. Lixeira

Papel de bala, anotações diversas, recados, cartões e todo aquele monte que papel que provavelmente vai abarrotar sua mesa de trabalho precisa ir para algum lugar. Por isso, tenha uma lixeira debaixo da mesa, ou um lixinho pequeno sobre ela para ter onde descartar essas coisas.

Para se inspirar

Inspiração é um dos principais gatilhos para um profissional produtivo. E é possível transformar a sua estação de trabalho em um ambiente acolhedor, intimista e muito inspirador. Faça sua mesa ter a sua cara!

4. Quadros

Pode ser fotos de familiares em porta-retratos ou um belo pôster do seu filme favorito em frente à sua mesa. Sentir-se inspirado no ambiente de trabalho é uma boa forma de se lembrar o motivo pelo qual trabalha todos os dias.

5. Murais

Além de possibilitarem a organização de notas, cartões de visita e demais elementos, um mural é também uma excelente fonte de inspiração. Nele você poderá afixar fotos, referências para seus trabalhos e ideias que estiverem frescas em sua mente.

6 passos para fazer as pazes com o trabalho

6. Fones de ouvido

Como citar inspiração sem falar de música? Se o seu emprego permite, compre alguns fones de ouvido discretos, e que de preferência, não vazem o som para quem estiver do seu lado. Com eles, você poderá escutar músicas que te estimulem e te concentrem durante atividades importantes. Músicas ou podcasts também estarão ali para te motivar quando estiver executando tarefas muito mecânicas.

Para ser mais produtivo

Se tem dificuldade para colocar a mão na massa, alguns objetos simples podem fazer toda a diferença na hora de se sentir motivado e parar de procrastinar.

7. Plantas

Sim! Plantas são excelentes aliadas para a inspiração, produtividade e a criatividade no ambiente de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, a presença de plantas diversas em um escritório pode aumentar a produtividade em cerca de 15%.

Algumas espécies fáceis de cuidar e que podem fazer parte da sua mesa são o cacto, a espada-de-são-jorge, bambu, heras, suculentas e outras. Cuidado na escolha. Lembre-se que você estará ausente do escritório aos finais de semana, por exemplo.

8. Caneca

Para quem é fã de um café quentinho para estimular a produtividade, nem é preciso dizer duas vezes que uma caneca sobre a mesa é primordial. Se o elixir matinal não é seu forte, então pode também trocar a caneca por um copo bacana ou mesmo uma garrafinha, onde pode se forçar a beber água ao longo do dia.

9. Bloco de notas

Incluindo ainda os post-its nesse tópico, é imprescindível ter na sua mesa um simpático bloco de notas. Apesar de toda a tecnologia, essa é a maneira mais rápida de anotar recados, passar informações breves a seus colegas e também se cobrar das tarefas ainda pendentes – no caso dos post-its fixados em seu campo de visão.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...