Para que serve um memorial descritivo de obra?

O artigo explica o que é um memorial descritivo de obra, esclarece dúvidas sobre a sua utilidade e mostra quando é necessário pedir o documento.

Se você está planejando comprar um imóvel na planta e começar a construção, mas não tem ideia do que é um memorial descritivo de obra, este artigo vai ajudar bastante!

Muita gente não sabe, mas esse documento é importante para garantir a qualidade do resultado final e evitar grandes dores de cabeça com a construção concluída.

Entenda a importância do memorial descritivo de obra e veja quando pedir o documento.

O que é um memorial descritivo de obra

O memorial descritivo de obra basicamente funciona como uma garantia de que será entregue ao comprador tudo o que foi combinado para a obra.

É um documento obrigatório para qualquer imóvel que será construído desde a planta. Nele deve haver a descrição completa de cada detalhe que será feito no imóvel e o que ele terá, desde a divisão dos cômodos e metragem até os itens que serão colocados na construção, pisos e tomadas.

As construtoras precisam ser bem claras quanto ao tipo de acabamento que será entregue, assim como os materiais utilizados, e é sua obrigação cumprir com o que está no acordo.

É comum as empresas montarem um modelo de imóvel pra ser apresentado aos compradores em potencial. O problema é que muitas vezes esse modelo está bem longe do que será entregue ao fim da construção.

Alguns elementos decorativos e até mesmo móveis podem compor um ambiente diferente e mais atrativo que o original. Tais itens não entram no memorial descritivo da obra, e isso deve ser especificado para que não ocorra mal-entendidos.

Além disso, devem estar identificado itens como padrão de pintura e outras regulamentações.

É fundamental que os compradores leiam atentamento cada item do documento para verificar se está tudo de acordo.

Veja como conseguir a matrícula de imóvel atualizada

Quando pedir o documento

As construtoras devem disponibilizar o documento, mas algumas empresas podem simplesmente não mencioná-lo ao cliente. Por isso você deve solicitar o memorial descritivo de obra antes de assinar qualquer papel de compra ou de comprometimento com a construção.

Jamais feche um contrato sem antes ter lido o memorial descritivo de obra. Se desejar, peça para outra pessoa também ler o documento, para garantir a segurança de que nenhum erro passou despercebido.

Além do memorial, é importante ler atentamente todos os contratos disponíveis. Por isso peça à empresa que entregue todos os documentos para a avaliação. É sempre melhor garantir a segurança de um bom negócio.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...