Os 10 melhores filmes dos últimos 10 anos

Nos últimos 10 anos, alguns filmes foram lançados e se tornaram já obrigatórios para quem gosta de cinema. Veja quais são os melhores filmes da década.

Os últimos 10 anos no cinema foram responsáveis por diversos títulos que merecem ocupar espaço como melhores filmes de todos os tempos. Seja em uma lista pessoal ou baseada em premiações, esta última década nos fez rir, chorar, ansiar por continuações e dizer adeus a personagens que cresceram conosco.

Olhando para estes últimos anos, vemos quantas coisas aconteceram. Passamos por diversas histórias de superação como em Menina de Ouro, O Discurso do Rei ou Pequena Miss Sunshine, gastamos com muitas pré-estreias dos universos Marvel e DC, dissemos adeus a Woody e Buzz Lightyear (ou ainda não?) e também a Harry Potter e seus amigos, V de Vingança virou hino, fomos ao espaço com Gravidade e Perdido em Marte, nos apaixonamos por Wall-E, Up e Como Treinar o seu Dragão e revivemos os anos 80 com Mad Max.

Top 10 melhores filmes da última década

Abaixo, listamos os 10 melhores filmes dos últimos 10 anos baseados em classificações no IMDb, premiações ao Oscar e repercussões neste período. E para você? Quais foram os 10 melhores filmes da última década?

1. Batman – O Cavaleiro das Trevas – 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas – 2008

Sob direção de Christopher Nolan, o Cavaleiro das Trevas deve grande parte de seu sucesso de bilheteria à atuação de Heath Ledger, que roubou a cena no papel do Joker. Mesmo após a morte de Heath, ele ainda foi premiado com o Oscar de melhor ator coadjuvante. Novamente na luta do homem morcego contra o crime organizado, desta vez o longa acerta, trazendo um roteiro e desenvolvimento psicológico dos personagens dignos do sucesso.

Nota IMDb: 9,0
Premiações: 2 vitórias e 6 indicações ao Oscar.

2. A Origem – 2010

A Origem – 2010

Apenas o primeiro da lista que deixou Leonardo Di Caprio de fora dos premiados ao Oscar, A Origem vem como um verdadeiro mindblowing. Também sob direção de Christopher Nolan, o longa sobre um ladrão de segredos e ideias com habilidades de invadir subconscientes é uma inovação que ninguém esperava, reacendendo a esperança nos enredos criativos e na sensação de sair cheio de questionamentos sobre a vida da sala de cinema.

Nota IMDb: 8,8
Premiações: 4 vitórias e outras 4 indicações ao Oscar.

3. Interestelar – 2015

Interestelar – 2015

Christopher Nolan está novamente entre os 10 melhores filmes da última década, outra vez confundindo, desafiando e provocando. Em Interestelar, a viagem no tempo é o tema explorado, mas inserido inesperadamente. Um simples roteiro sobre escassez de recursos na Terra e salvar a humanidade acaba como um balde de água fria e mais uma vez, saímos boquiabertos do cinema.

Nota IMDb: 8,7
Premiações: 1 vitória e outras 4 indicações

4. Intocáveis – 2011

Intocáveis – 2011

Sem premiações ao Oscar ou mesmo veiculação nas mídias em sua estreia, Intocáveis veio como quem não quer nada e conquistou corações. Abordando a amizade verdadeira, o longa conta a história de um multimilionário tetraplégico que passa a ter como seu enfermeiro, um senegalês recém saído da prisão e sem o menor tato para o cargo. O fruto desta união é uma grande amizade e a sensação de good vibes durante todos os 112 minutos de duração. Impossível não se sentir em paz.

Nota IMDb: 8,6
Premiações: 31 premiações por todo mundo, sendo a maior delas, por melhor filme estrangeiro.

5. Django Livre – 2012

Django Livre – 2012

Quentin Tarantino, sem perder a mão polêmica e sanguinária, provoca e faz os 165 minutos de filme passarem num instante. A história de Django – um escravo liberto que vive sob a tutela de um caçador de recompensas – tem como principal foco resgatar sua mulher das mãos de um fazendeiro (Di Caprio mais uma vez na lista), mas também faz alguns desvios para auxiliar seu mentor em busca de dinheiro.

Nota IMDb: 8,5
Premiações: 2 vitórias e outras 3 indicações ao Oscar.

Veja estes 10 filmes baseados em fatos reais

6. Os Infiltrados – 2006

Os Infiltrados – 2006

Trama de Martin Scorsese, leva o peso da direção para a ação. Com nomes como Jack Nicholson, Matt Damon e Leonardo DiCaprio no elenco, o enredo é sobre um jovem policial que se infiltra na máfia, ganhando a confiança de todos ao mesmo tempo em que um elemento infiltrado da máfia também ascende dentro da corporação. Dinâmico e cheio de ação, Os Infiltrados não te deixa piscar nem por um segundo.

Nota IMDb: 8,5
Premiações: 4 vitórias e mais 1 indicação ao Oscar.

7. Bastardos Inglórios – 2009

Bastardos Inglórios – 2009

Mais um sucesso de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios se passa durante a Segunda Guerra Mundial e narra a busca por vingança de uma vítima do nazismo, bem como de todo um grupo de “soldados” judeus a fim de derrubar o Terceiro Reich. Violência, sangue, humor ácido e atuações brilhantes, Bastardos Inglórios caiu na graça dos amantes do gênero e, com certeza, merece estar entre os melhores filmes da década.

Nota IMDb: 8,3
Premiações: 1 vitória e outras 7 indicações ao Oscar.

8. O Lobo de Wall Street – 2013

O Lobo de Wall Street – 2013

Sete anos após Os Infiltrados, a dupla Scorsese e DiCaprio está de volta. Apesar das críticas recebidas e acusações de misoginia, O Lobo de Wall Street faz jus ao título e prega uma vida desregrada e fria, diante da loucura instalada por tanta busca pelo dinheiro. O longa não recebeu Oscars, mas esteve presente em cinco indicações.

Nota IMDb: 8,2
Premiações: 5 indicações ao Oscar.

Confira os 30 melhores filmes para ver na Netflix

9. O Labirinto do Fauno – 2006

O Labirinto do Fauno – 2006

Sob a direção de Guillermo Del Toro e muita expectativa, O Labirinto do Fauno vem como uma proposta completamente diferente das que estavam sendo veiculadas na época. Fantasia, suspense, drama, guerra, conflitos familiares, entre outros temas foram mesclados sem que causasse confusão ou desgaste no roteiro. Além da fotografia e maquiagem impecáveis, o longa levou, mais que merecidamente, 3 estatuetas para casa.

Nota IMDb: 8,2
Premiações: 3 vitórias e outras 3 indicações ao Oscar.

10. Onde os Fracos Não Têm Vez – 2007

Onde os Fracos Não Têm Vez – 2007

Dirigido pelos irmãos Ethan e Joel Cohen, Onde os Fracos não tem vez é um drama/suspense policial recheado de sutilezas. Piadas infames, sarcasmo e, mesmo com o desenrolar bastante parado, se tornou um ícone do cinema atual. A história é sobre um assassino psicótico ao encalço de um caçador pouco esperto que tem consigo uma valise cheia de dinheiro, com certeza, com um dono. O desenvolvimento psicológico dos personagens é, certamente, a principal chave para o sucesso deste longa.

Nota IMDb: 8,1
Premiações: 4 vitórias e outras 4 indicações ao Oscar.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...