Conheça as melhores faculdades de Odontologia do país

O artigo mostra um ranking com 10 melhores faculdades de Odontologia do Brasil, seguindo a classificação feita anualmente pelo MEC e empresas especializadas.

Encontramos instituições representantes de diferentes regiões do Brasil entre as melhores faculdades de Odontologia do país. A lista Hintigo separou, leva em consideração o ranking divulgado anualmente pelo MEC, Ministério da Educação, e pelo Guia do Estudante, que avaliam e selecionam as melhores universidades de acordo com critérios gerais e por curso.

As melhores faculdades de Odontologia do Brasil

Ser dentista é o objetivo profissional de muitos estudantes. Atualmente, o Brasil possui quase 300 mil dentistas registrados no Conselho Federal de Odontologia (CFO),o que mostra o quanto a profissão é valorizada no país. O curso de Odontologia é oferecido em quase 300 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, e que possuem autorização do MEC. Abaixo você confere quais dessas instituições são as 5 melhores faculdades de Odontologia do país.

Faculdades de Odontologia com nota máxima em dois dos conceitos avaliados pelo MEC:

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O curso de bacharelado em Odontologia na UFRGS dura 5 anos. O campus fica em Porto Alegre e possui 82 vagas disponíveis. A média inscritos por vestibular é de 13,10 estudantes por vaga. Por ser Federal (custeada pelo Governo), a universidade é gratuita, ou seja, não há mensalidade.

UNB – Universidade de Brasília

A UNB também é uma instituição pública e que entra para a lista de melhores faculdades de Odontologia do Brasil. Situada em Brasília mesmo, ela oferece apenas 30 vagas para o curso. Para ingressar na universidade é preciso prestar o vestibular, sendo que 25% das vagas são endereçadas ao Sisu.

UNIP – Universidade Paulista

Com filiais espalhadas por todo país, a UNIP mantém boas notas nas avaliações do curso de Odontologia, especialmente nas cidades de São Paulo e Campinas. Ela oferece vagas para essa graduação, que leva 4 anos, em quase todas as suas unidades.

SLMANDIC – Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic

A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic fica em Campinas (SP). É uma universidade privada e que forma cirurgiões-dentistas preparados para atuar em diferentes áreas. Os laboratórios e centros de treinamento dos futuros profissionais são um dos mais completos e modernos do país.

UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A Federal do Rio Grande do Norte é a quinta colocada entre as melhores faculdade de Odontologia do país. Ela adota o Sisu em 100% das vagas oferecidas. São 40 lugares e uma média de 35,55 alunos por vaga, uma das mais concorridas. A graduação dura 4 anos e meio.

7 multinacionais para quem quer ter uma carreira internacional

Sobre o curso

A grande busca por um diploma em Odontologia não é à toa. A média salarial da profissão é alta, considerando o piso da maioria das profissões. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, essa é a segunda carreira que melhor paga no Brasil, ficando atrás apenas de Medicina. A demanda por dentistas especializados é a mais alta.

As áreas de implantodontia, odontopediatria, endodontia e dentística restaurador são as mais procuradas. Além do trabalho em consultórios particulares e do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde, o profissional ainda pode atuar como funcionário público de programas como o Saúde da Família e o Brasil Sorridente.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...