As melhores faculdades de Nutrição do país

Conheça as dez melhores faculdades de Nutrição no Brasil e saiba mais sobre a graduação de uma das profissões mais procuradas do momento.

São mais de 300 instituições espalhadas pelo país que oferecem o curso de Nutrição aos estudantes interessados. Dentre elas, separamos as 10 melhores faculdades de nutrição do Brasil, levando em consideração o ranking divulgado todos os anos pelo MEC (Ministério da Educação), que pesquisa e avalia cada curso antes de lançar a classificação oficial.

Nutricionista online vale a pena? 
 

As melhores faculdades de nutrição

Nas últimas décadas, aumentou o número de pessoas que buscam uma vida mais saudável e equilibrada. Com isso, aumentou também a necessidade de profissionais especializados em nutrição.

A alta demanda faz crescer também o número de universidades que disponibilizam essa graduação. Mas nem sempre a qualidade é garantida. Por isso, a seguir, você confere o ranking com 10 das melhores faculdades de nutrição do Brasil.

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Onde fica: Limeira (SP)

Universidade pública, de acordo com o MEC ela está em primeiro lugar em qualidade de ensino, com nota 62,18 e em segundo lugar na avaliação do mercado, com nota 35,73.
 

USP – Universidade de São Paulo

Onde fica: São Paulo (SP) e Ribeirão Preto (SP)

Também uma universidade pública que não cobra pela mensalidade, a instituição está em segundo lugar em qualidade de ensino, com nota 60, e ficou na primeira posição na avaliação do mercado, com nota 36.
 

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Onde fica: Belo Horizonte (MG)

Mesmo sendo uma universidade pública e sem cobrança de mensalidade, a instituição está em quinto lugar na qualidade de ensino, segundo o MEC, e está muito bem posicionada dentro do mercado, o que a fez ficar em terceiro lugar das melhores faculdades de nutrição.

Confira a média de preços das faculdades de enfermagem

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Onde fica: Rio de Janeiro (RJ)

Mesmo estando em quarto lugar pelos avaliadores do MEC, essa universidade pública ficou em sexto lugar no quesito qualidade de ensino, com nota 59,49.
 

UNB – Universidade de Brasília

Onde fica: Brasília (DF)

A UNB está em quinto lugar entre as melhores faculdades de nutrição do país, mas ficou na sétima posição na avaliação do MEC, com nota 59,49. Ela também é pública. 
 

UNESP – Universidade Estadual Paulista

Onde fica: Botucatu (SP)

Universidade pública que não cobra por mensalidade, a Unesp ficou na sexta posição, de acordo com o MEC, porque recebeu pontuação de 59,20 na qualidade de ensino.
 

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Onde fica: Porto Alegre (RS)

A UFRGS também é pública e recebeu média de qualidade de ensino de 59,10, de acordo com o MEC, o que a deixou na sétima posição no ranking.
 

UFPR – Universidade Federal do Paraná

Onde fica: Curitiba (PR)

Essa universidade recebeu a nota de 52,74 na média de qualidade de ensino e nota de 34,35 na avaliação do mercado, por isso ficou na oitava posição na classificação geral das melhores faculdades de nutrição.

Quanto custa manter uma alimentação vegana?
 

UFSC – Universidade de Santa Catarina

Onde fica: Florianópolis (SC)

Sem cobrar por mensalidades, a instituição recebeu nota de 52,74 na qualidade de ensino e 32,15 na avaliação do mercado, o que a fez ficar na nona posição entre as melhores faculdades de nutrição.
 

UFV – Universidade Federal de Viçosa

Onde fica: Viçosa (MG)

Essa universidade pública ficou na décima posição, pois recebeu a nota de 52,64 na qualidade de ensino e 32,15 na avaliação do mercado.
 

O CURSO DE NUTRIÇÃO

A graduação em nutrição tem sempre uma grande procura nas universidades, principalmente entre as melhores faculdades de nutrição do país. 

Quem se forma e segue carreira na área se torna um nutricionista, profissional cuja função é cuidar da alimentação das pessoas, sejam elas pacientes que os procuram em clínicas particulares, funcionários de uma mesma empresa que almoçam no trabalho, internos de hospitais, etc. Saiba mais sobre o valor do curso e o salário médio do nutricionista.

O mercado de trabalho é muito amplo para o nutricionista, por isso é comum vermos profissionais que seguem uma linha de especialização, como a Nutrição Esportiva, a Nutrição Hospitalar ou a Nutrição Clínica.

​Sobre o salário, de acordo com o site de empregos Catho, a média nacional para um nutricionista em começo de carreira é de R$ 2.447,20.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...