Soraia Alves
Soraia Alves
12 maio, 2017 - 17:16
melhores faculdades de jornalismo

Veja quais são as melhores faculdades de Jornalismo segundo o MEC

Soraia Alves

Confira 10 das melhores faculdades de Jornalismo no Brasil, que receberam boa pontuação do MEC e veja dicas para ingressar em cada uma delas.

O artigo continua após o anúncio

Todo ano, o MEC (Ministério da Educação) lança um ranking no qual seleciona as melhores universidades do Brasil. Na lista geral é possível ver o resultado por curso, e entre as melhores faculdades de Jornalismo do Brasil encontramos muitas Federais. Para a avaliação são levados em consideração as condições oferecidas pela universidade, aspectos de ensino, pesquisa, extensão, desempenho dos alunos, entre outros pontos.

As melhores faculdades de jornalismo

O Hintigo separou as 10 melhores faculdades de jornalismo espalhadas pelo Brasil. As instituições da lista receberam as melhores notas no ranking de avaliação do MEC. Elas também aparecem com 5 estrelas (nota máxima) no ranking do Guia do Estudante e no RUF (Ranking Universitário Folha). Confira:

USP – Universidade de São Paulo

Onde fica: São Paulo, SP.

Na USP, o curso de Bacharelado em Jornalismo leva 4 anos, e é um dos mais disputados pelos estudantes (média de 36,75 alunos por vaga). A USP é a principal universidade do Brasil e sempre figura nas listas de melhores faculdades do mundo.

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Onde fica: Rio de Janeiro, RJ

Para cursar Jornalismo na UFRJ, o aluno deve prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois o processo seletivo da universidade é através do Sisu. A instituição também tem ensino gratuito e o curso de Jornalismo pode ser concluído em 4 anos.

O artigo continua após o anúncio

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Onde fica: Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A Federal do Rio Grande do sul oferece 35 vagas para o curso de Jornalismo. 30% das vagas adotam o Sisu como meio de entrada para a universidade, o restante (70%) é por meio do vestibular. Em 2015 foram 703 inscritos em jornalismo.

FCL – Faculdade Cásper Líbero

Onde fica: São Paulo, SP.

A Cásper, como é chamada, também é uma instituição particular e além de ser uma das melhores faculdades de jornalismo do país, é uma das mais tradicionais também. A mensalidade não é das mais caras encontradas no mercado e é possível entrar com pedidos de bolsa.

PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Onde fica: São Paulo, SP.

O artigo continua após o anúncio

O processo seletivo da PUC-SP é por meio do vestibular. São 100 vagas disponíveis no curso de Jornalismo e a média de inscritos por ano fica em torno de 500 estudantes. A PUC é uma universidade particular de muita tradição. O campus fica em Perdizes.

UNB – Universidade de Brasília

Onde fica: Brasília, Distrito Federal.

Sempre muito bem colocada em rankings de diversos cursos, a UNB também é uma das melhores faculdades de Jornalismo do Brasil. São 66 vagas disponibilizadas aos estudantes e a forma de entrada na universidade é por meio do Sisu (25%) e vestibular (75%).

PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Onde fica: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Assim como a filial em São Paulo, a PUC-RS oferece uma ótima graduação em Jornalismo. A faculdade faz um vestibular de inverno, que está com as inscrições abertas até o dia 27 de maio. Os estudantes interessados devem se inscrever no site da instituição. A taxa é de 100 reais.

UFBA – Universidade Federal da Bahia

O artigo continua após o anúncio

Onde fica: Salvador, Bahia.

Um pouco diferente da maioria dos cursos, na UFBA a graduação em Jornalismo dura apenas 3 anos e meio. São oferecidas 60 vagas todos os anos, sendo que 80% delas são preenchidas por meio do Sisu. Por isso, quem deseja estudar aqui deve focar em uma boa nota no ENEM.

MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Onde fica: São Paulo, SP.

Não é barato estudar na Mackenzie, mas o investimento vale muito a pena. São 120 vagas e uma média de 700 inscritos para o curso de jornalismo por vestibular. A universidade aceita programas como o PROUNI e o FIES, por isso vale a pena tentar.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Onde fica: Belo Horizonte, Minas Gerais.

Situado no Campus Pampulha, o curso de jornalismo da UFMG leva 4 anos para ser concluído. A faculdade utiliza 100% do Sisu em sua avaliação dos estudantes e o número de vagas disponibilizadas pode variar de acordo com o ano em quetão.

7 multinacionais para quem quer ter uma carreira internacional

Sobre o curso

O curso de Jornalismo é uma das graduações mais tradicionais do Brasil. Durante os estudos de formação, algumas disciplinas básicas aparecem na grade curricular de quase todas as universidades, com Língua Portuguesa, Teoria da Comunicação e Técnicas de Redação.

Em 2013 foram aprovadas novas diretrizes curriculares para o curso e que entraram em vigor a partir de 2015. As mudanças visam aprimorar a formação dos estudantes e deixá-los ainda mais preparados para o mercado de trabalho atual.

Entre as novas regras estão o estágio obrigatório, metade das aulas devem ser práticas em oficinas ou laboratórios de comunicação e o TCC (Trabalho de Conclusão Final) só pode ser feito individual, não mais em duplas ou grupos.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp