Sim, é possível aprender inglês para valer online. Para lhe ajudar nesta missão, elaboramos uma lista com os melhores cursos de inglês online pagos e gratuitos para começar já. Dê uma olhada e let’s practice!
Melhores cursos de inglês online pagos
Há alguns anos, aprender inglês online era motivo de piada por parte dos amigos. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, ficou cada vez mais fácil e cômodo aprender online, como se estivesse numa sala de aula, mas sem gastar tempo e dinheiro com deslocamentos.
Existem várias plataformas para aprender inglês. Entre os melhores cursos de inglês online, o aluno deve saber quais são as suas prioridades, disponibilidade, qual é o investimento que quer fazer e o nível de proficiência. A seguir, veja os melhores cursos de inglês online pagos disponíveis.
1. Open English
Há aulas ao vivo em grupo, que funcionam como uma sala de aula: o aluno pode até levantar a mão para fazer uma pergunta ao professor americano. Fora da “sala de aula”, existem lições práticas que contam com uma ferramenta de reconhecimento de voz capaz de testar a fluência do aluno em comparação com um falante nativo. Quem quer fazer um curso no Open English deve preencher um formulário contando um pouco do próprio perfil para que a equipe indique o curso que vai se adaptar melhor às necessidades.
2. English Town
O site promete uma fluência 50% mais rápida do que os demais. São aulas diárias com alunos do mundo todo, professores online 24h por dia. Para praticar, dá para baixar o app da escola também no tablet e no celular. Outra vantagem é que a English Town é a única escola de inglês reconhecida pelo MEC como tecnologia da educação. Por outro lado, antes de começar, o aluno tem que preencher um perfil e esperar o contato da escola com os orçamentos e as sugestões de cursos.
3. Cultura Inglesa Online
Para quem quer aprender o inglês britânico, a Cultura Inglesa Online é a escola indicada, e também uma das melhores escolas de inglês presencial do Brasil. A desvantagem é que o curso só está disponível nas localidades onde não há escolas físicas: Tocantins, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e algumas cidades do Rio de Janeiro. Quem mora nesses estados, pode comemorar o preço: são R$ 170 por mês por 520 horas de curso com professores online.
4. Rosetta Stone
O Rosetta Stone, uma experiência de aprendizado inovadora que combina cursos online com salas de aula virtual, comunidade online exclusiva de alunos e agentes. O Rosetta Stone oferece todas as ferramentas necessárias para formar profissionais bilíngues da forma mais rápida, econômica, flexível e eficaz, por meio de três módulos:
- Rosetta Course, para desenvolver habilidades de fala, leitura, escrita e compreensão oral;
- Rosetta Studio, com sessões em grupo online ministradas por instrutores nativos;
- Rosetta World, comunidade exclusiva online que fornece uma ampla gama de atividades com outros alunos e falantes nativos para aprimorar as habilidades do aluno no novo idioma.
O investimento é de R$ 900 à vista ou em 12x no cartão de crédito e o curso é aconselhado para alunos iniciantes no idioma.
Melhores cursos de inglês online gratuitos
1. My English Online – Nat Geo
Dedicado aos alunos de instituições públicas de todo o Brasil, o curso foi desenvolvido por uma parceria entre a Capes e o MEC. O aluno deve se inscrever com o seu CPF e fazer uma prova de nivelamento. Ao fim de cada módulo, recebe um certificado com a pontuação da prova final. No quinto e último módulo, faz as atividades preparatórias para a prova de proficiência que deseja prestar: CAE, Toefl ou FCE. Outra vantagem: para quem conclui o curso, há gratuidade na realização do teste Toefl iBT.
2. British Council
O British Council é um órgão da Inglaterra presente em vários países do mundo, dedicado a aplicar provas de proficiência em inglês britânico e auxiliar candidatos brasileiros para a candidatura às faculdades inglesas. O curso não é estruturado como os demais e o aluno terá que aplicar a sua própria didática. Mas dá para assistir vídeos, aprender jogos e piadas, testar a gramática e o vocabulário e ter acesso a diversos artigos sobre inglês acadêmico e profissional.
3. BBC
Talvez seja um dos melhores cursos de inglês online gratuitos disponível na internet. Do nível lower-intermediate ao upper, o site da BBC disponibiliza conteúdo gratuito de e-books com um tema novo a cada unidade apresentada. Basta acessar o site, selecionar o seu nível de conhecimento e ter acesso a todo o conteúdo. São muitas dicas do que dizer, do que evitar dizer e formas diferentes e menos elementares de dizer a mesma coisa, que é justamente o que diferencia alguém fluente de alguém iniciante. O inglês do site é britânico.
4. Babbel
O site é mantido com meios do Fundo Europeu de Desenvolvimento. Pode parecer muito básico, mas é bom acessar só para manter a prática e não perder o costume de ouvir e falar em inglês. Também conta com uma ferramenta de reconhecimento de voz, que atesta a fluência no seu sotaque, permitindo que aperfeiçoe a pronúncia até ficar 100%.