Os 3 melhores carros da Peugeot de todos os tempos

Três dos melhores carros da Peugeot da história, para você relembrar o passado de uma das mais respeitadas e tradicionais montadoras europeias

Os melhores carros da Peugeot estão presentes em 80 países por todo o mundo. A Peugeot é uma das mais tradicionais montadoras do planeta, fundada em 1810, na França, por Jean Pierre Peugeot.

Embora no início o negócio de carros só fosse se concretizar em 1899, a vocação industrial é uma marca de nascença. O primeiro carro fabricado foi o Serpollet-Peugeot, apresentado em 1899, por Armand Peugeot.

Desde então, a marca se notabiliza por acumular recordes, prêmios e diversas honrarias. Na Europa, a Peugeot ganhou 5 vezes o prêmio Carro do Ano, pela fundação Car Of the Year.

Conheça agora três modelos da montadora francesa, que em 1975 fundiu-se com a Citroen.

Melhores carros da Renault de todos os tempos

Peugeot 205 GTi 1.6

Não há como classificar os melhores carros da Peugeot de todos os tempos sem falar do 205 GTi. Trata-se de uma presença obrigatória, uma verdadeira unanimidade em se tratando de carros históricos da montadora sediada em Paris.

A consagração definitiva aconteceu depois de ter sido eleito pelos sites AutoCar e PistonHeads como o melhor Hot Hatch de todos os tempos. Participou da votação a empresa de pneus Landsail Tyres.

Entre 50 hatches de diversas montadoras, o 205 GTi foi o escolhido pelas suas diversas qualidades. A versão de entrada, lançada em 1984, tinha motor 1.6 de 106 cv de potência. Mas foi em 1986 que a Peugeot lançaria a versão mais potente, o GTi 1.6, com motor de 130 cv.

A aceleração impressionava, afinal, tratava-se de um carro que pesava pouco mais de 800 kg, que ia de 0 a 100 km/h em incríveis 7,6 segundos. A velocidade máxima também espantava, afinal não é qualquer hatch que atinge 210 km/h.

Peugeot 206

Não é apenas por ter sido o sucessor direto do lendário 205 que o 206 é apontado como um dos melhores carros da Peugeot. As qualidades deste que foi um verdadeiro ícone automotivo o credenciam com segurança a figurar na lista.

Lançado em 1998, no Salão de Genebra, o 206 se destacou desde o início por apresentar praticamente todo tipo de versão ou adaptação. Até uma elegante versão conversível ele tinha, com o traço comum a todas as versões, o design arredondado e faróis que pareciam até olhos de tigre.

No começo, o Peugeot 206 poderia ser equipado com quatro tipos de motores. As versões eram 1.1, 1.4, 1.6 e o motor da linha TU. As potências eram, respectivamente, de 60, 75 e 90 cv.

Um ano depois da apresentação em Genebra, era lançado o sucessor definitivo do célebre 205 GTi, o Peugeot 206 GTi. Curiosamente, o único país em que não recebeu a sigla que designava o motor de seu sucessor foi a França. Lá, era ficou conhecido como Peugeot 206 S16, por causa das 16 válvulas de seu motor.

O 206 herdou do seu antecessor a vocação automobilística. O carro esteve presente em provas como o Campeonato Mundial de Rally, o WRC, o Rally de Córsega e até aqui no Brasil, na Copa Peugeot de Rally, em 2003.

Por que o Gol GTI se transformou em uma lenda?

Peugeot 505

A história da Peugeot é recheada de lançamentos de sedãs de sucesso. Mas o mais famoso de todos é o 505, lançado em 1979. Era um três volumes clássico, com 4 portas e uma respeitável distância entre eixos de 2.740 mm.

Seu motor 2.0 rendia 96 cv de potência, pouco, se considerarmos que se tratava de um sedã grande, mas o torque de 16,5 kgf.m a 3.000 RPM de certa forma compensava.

A versão STI era a mais potente, com motor de 110 cv e até teto solar elétrico como opcional. Para nós brasileiros, o 505 poderia ser considerado um alienígena, já que era um carro de passeio que teve uma versão abastecida a diesel, coisa proibida por aqui.

Tornou-se definitivamente um dos melhores carros da Peugeot por ter sido o primeiro 4 cilindros turbodiesel a ser vendido no continente americano. Nos Estados Unidos, ele passaria por um incremento. Lá, recebeu uma atualização que lhe conferia 160 cv de potência e torque de 18,8 kgf.m a 2.000 RPM.

Rubik’s Cubes make a perfect gift for any occasion. Learn more about this amazing puzzle on this link.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...