As 9 melhores cidades para intercâmbio acadêmico e cultural

Você já parou para pensar qual é a melhor cidade para intercâmbio, seja acadêmico ou cultural? Confira as dicas do Hintigo e informe-se melhor sobre cada um destes destinos.

Você já parou para pensar quantos são os brasileiros que decidem fazer um intercâmbio? Para ter uma noção melhor desse cenário partiremos para alguns números: em 2004 foram cerca de 35 mil estudantes e em 2014, dez anos depois, o número de intercâmbistas saltou para 230 mil. A ansiedade dos brasileiros em sair do país para estudar é cada vez maior. E nada melhor do que conciliar esse desejo de uma experiência internacional com qualidade de vida e estudos. O Hintigo preparou uma lista com as 9 melhores cidades para fazer intercâmbio e suas principais características relacionadas aos estudos. 

Melhores cidades para fazer intercâmbio

Independente de qual seja a "modalidade" do seu intercâmbio (cultural, acadêmico ou profissional), esta será com certeza, uma experiência incrível. É a oportunidade de aprimorar um idioma ou mesmo aprender um novo, expandir os horizontes e dar um upgrade no currículo acadêmico. Mas, entre tantas cidades no mundo, qual a melhor cidade para intercâmbio?

1. Toronto – Canadá

melhorescidadesparaintercambio

O Canadá por si só é um destino mais famosos entre os estudantes brasileiros, que querem aprimorar a língua estrangeira (neste caso até duas, se considerar o inglês e o francês) e viver em um país bonito e seguro. E você sabe o motivo de ser uma das melhores cidades para intercâmbio? É que a University of Toronto está entre as 20 melhores do mundo, ou seja, ensino de qualidade para dar um upgrade no currículo quando retornar ao Brasil. Aproveite e confira as 7 coisas que acontecem quando se vai morar no Canadá.

2. Edimburgo – Escócia

melhorescidadesparaintercambio
 

Quer morar em uma das melhores cidades para intercâmbio no Reino Unido, mas sem o agito da famosa Londres? Então a escolha da vez é a capital Edimburgo. Coloque como itens positivos para esta cidade o fato de ter excelentes estruturas para o ensino, principalmente o inglês. A cidade também é rica em quesitos culturais, mantendo a tradicial medieval ainda presente. Aproveite para se inscrever em uma bolsa de estudos para brasileiros no Reino Unido, pois esta pode ser a sua oportunidade de escolher a cidade como seu destino.

3. Sydney – Austrália

melhorescidadesparaintercambio

A maior cidade da Austrália é também uma das mais procuradas por brasileiros que desejam aprender a segunda língua, em um local seguro e tranquilo, mas com agitação de uma cidade grande. Além de abrigar mais de cinco grandes universidades bem conceituadas mundialmente, a cidade também é reconhecida pelos bons resultados dos profissionais que se formam nos cursos oferecidos. Aproveite e conheça um pouco mais sobre através das "verdades" que os brasileiros contam sobre a Austrália.

4. San Francisco – Califórnia

melhorescidadesparaintercambio

Localizada ao sul da Califórnia esta é mais uma das melhores cidades para intercâmbio, principalmente de idiomas (neste caso, o inglês). Uma ótima oportunidade de novos áres culturais, a cidade tornou-se conhecida a partir dos anos 60 como a capital da diversidade, liberdade de expressão e tolerância. Com certeza, já dá para ter uma ideia de que esta pode ser uma grande oportunidade para sair da zona de conforto. Aproveite para conferir quais são as 9 coisas que você aprende quando se mora nos Estados Unidos. 

Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades de hospedagem no exterior

5. Paris – França

melhorescidadesparaintercambio

A cidade mais visitada por turistas do mundo, polo global em cultura e gastronomia, é também uma das melhores cidades para intercâmbio.

Apesar de ser cara para se viver, possui as taxas mais baixas de matrícula e 17 universiddes entre as as primeras no ranking mundial. As que mais se destacam neste cenário são: ENS Paris, Ecole Polytechnique ParisTech, Sciences Po Paris e Université Paris-Sorbonne. Vale lembrar ainda que Paris, além de um excelente destino para intercâmbio, também está na lista das melhores cidades para viajar e fazer compras.

6. Berlim – Alemanha

melhorescidadesparaintercambio

Uma ótima oportunidade para quem deseja aprender ou aprimorar duas línguas durante o intercâmbio: alemão e inglês. Berlim é uma das melhores cidades para intercâmbio e se destaca pela cultura, disciplina e organização da sua população de modo geral. Confira a lista das 5 melhores Universidades da Europa e as especificidades de uma das maiores da capital alemã: Freie Universität Berlin.

7. Tóquio – Japão

melhorescidadesparaintercambio

Se a sua intenção é conhecer uma nova cultura, que seja completamente diferente da brasileira, um país Oriental é o ideal. Tóquio é uma cidade de extremos, onde o moderno e o tradicional se confrontam a todo momento. Além de ser a terra das gueixas, das lutas marciais e dos robôs (tecnologia geral), também é um dos três epicêntros financeiros mais importantes do mundo (junto de Nova Iorque e Londres), sendo considerada uma das 10 cidades mais bem posicionadas em segurança e qualidade de vida. Com relação aos estudos, saiba que três Universidades japonesas estão entre as 50 melhores do mundo: Universidade de Tóquio, Universidade de Kyoto e Universidade de Osaka. Você sabia que o Japão está entre os 10 países com o salário mínimo maior que R$ 4 mil reais?

8. Buenos Aires – Argentina

melhorescidadesparaintercambio

Este destino se destaca como uma das melhores cidades para fazer intercâmbio, principalmente entre os brasileiros, por conta dos custos para estudar no exterior, a proximidade com o Brasil e a facilidade de adaptação do clima, fuso horário e até mesmo de vida (cultura e gastronomia muito próximas à brasileira). Além é claro, de ser uma ótima oportunidade para aprimorar outro idioma, o espanhol. 

9. Lisboa – Portugal

melhorescidadesparaintercambio

Se você ainda não considerava um país de língua portuguesa para os seus estudos no exterior, comece a rever os seus conceitos. Primeiro ponto que podemos considerar como positivo é o custo para se manter e a qualidade de vida. Além disso, as universidades portuguesas também estão entre as melhores do mundo e algumas delas já aderiram às notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como sistema de avaliação de ingresso e/ou bolsas de estudos. Veja os motivos pelos quais viajar para Portugal vai mudar a sua vida!

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...