Colocando na ponta do lápis, qual seria hoje o melhor carro 1.0? O que tem mais espaço interno, o que consome menos combustível ou seria o que tem mais equipamentos que acompanham o carro já de fábrica?
São muitas as variáveis na hora de escolher, e são muitas também as opções. Mas fique tranquilo, o Hintigo vai te ajudar a escolher o melhor carro 1.0 com base em 4 critérios muito importantes para esse tipo de carro:
- Custo do carro com revisões e seguro
- Espaço interno/ porta malas
- Desempenho/ consumo
- Equipamentos
Para avaliar as vantagens de diferentes carros 1.0 disponíveis no mercado brasileiro, serão consideradas somente as versões de entrada. Escolhemos para analisar:
- Volkswagen Gol (R$ 37.786,00)
- Chevrolet Onix (R$ 39.590,00)
- Ford Ka (R$ 43.760,00)
- Renault Sandero (R$ 42.400,00)
- Hyundai HB20 (R$ 41.655,00)
Todos os veículos possuem motor 1.0 e foram os cinco da categoria mais vendidos do Brasil em abril de 2017.
Como o Brasil inventou o carro 1.0
1. Custo do carro 1.0
Dois custos praticamente obrigatórios para todo proprietário de um automóvel são as revisões e o seguro. Sem o primeiro em dia, corre-se o risco de perder a garantia, e sem o segundo, de perder o carro para criminosos ou por perda total após colisão.
Para chegar ao melhor carro 1.0 no quesito seguro, vamos utilizar como referência a cotação mais cara com base nas pesquisas nos sites Smartia, Bidu e Porto Seguro.
Já o valor das revisões (e dos outros quesitos também) terá como base os sites das montadoras, e os portais Quatro Rodas, Carros na Web e Auto Esporte, somados os preços até 60 mil km.
Sendo assim, os 5 carros avaliados apresentam os seguintes custos:
- Volkswagen Gol – Seguro: R$ 1.862,19 / Revisões: R$ 2.684,00
- Chevrolet Onix – Seguro: R$ 2.200,00 / Revisões: R$ 3.080,00
- Ford Ka – Seguro: R$ 3.150,08 / Revisões: R$ 2.080,00
- Renault Sandero – Seguro: R$ 1.761,75 / Revisões: R$ 3.196,00
- Hyundai HB20 – Seguro: R$ 2.430,29 / Revisões: R$ 2.891,00
Melhores carros 1.0 no quesito custos com revisões e seguro:
- 1º – Volkswagen Gol
- 2º – Renault Sandero
- 3º – Ford Ka
2. Espaço interno e porta malas
Na questão do espaço interno, a disputa fica entre as medidas de altura e espaço entre eixos. Os modelos avaliados apresentam as seguintes medidas:
- Volkswagen Gol – Altura: 1,46m / Entre eixos: 2,46m
- Chevrolet Onix – Altura: 1,47m / Entre eixos: 2,52m
- Ford Ka – Altura: 1,52m / Entre eixos: 2,49m
- Renault Sandero – Altura: 1,53m / Entre eixos: 2,59m
- Hyundai HB20 – Altura: 1,47m / Entre eixos: 2,50m
Se você precisa de muito espaço interno no seu carro, transporta muita gente, grandes volumes ou viaja muito e precisa que seu porta malas comporte muitos litros, a melhor decisão é pelo Renault Sandero, que tem porta malas com capacidade para 320 litros.
Depois do Sandero, temos as seguintes capacidades para os porta malas:
- Hyundai HB20 – 300 litros
- Volkswagen Gol – 285 litros
- Chevrolet Onix – 280 litros
- Ford Ka – 257 litros
E não pense que 20 litros de diferença é pouca coisa – é o tamanho de uma mala pequena. Na comparação do porta malas do Ka com o do Sandero, no Renault dá pra levar uma mala média a mais.
Melhores carros 1.0 no quesito espaço interno
- 1º Renault Sandero (altura + entre eixos)
- 2º Ford Ka (altura) / Chevrolet Onix (entre eixos)
- 3º Hyundai HB20 (altura)
Melhores carros no quesito porta malas
- 1º Renault Sandero
- 2º Hyundai HB20
- 3º Volkswagen Gol
3. Desempenho / consumo
Não é porque é 1.0 que vamos deixar de considerar fatores como potência em cv, torque e tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para avaliar seus respectivos desempenhos. Vamos aos números:
- Volkswagen Gol – Potência a etanol e gasolina (cv): 82 e 75 / Torque a etanol e gasolina (Kgf.m): 10,4 e 9,7 / De 0 a 100 km/h a gasolina (segundos): 16,5.
- Chevrolet Onix – Potência a etanol e gasolina (cv): 80 e 78 / Torque a etanol e gasolina (Kgf.m): 9,8 e 9,5 / De 0 a 100 km/h a gasolina (segundos): 16,4.
- Ford Ka – Potência a etanol e gasolina (cv): 85 e 80 / Torque a etanol e gasolina (Kgf.m): 10,7 e 10,2 / De 0 a 100 km/h a gasolina e etanol (segundos): 15,3.
- Renault Sandero – Potência a etanol e gasolina (cv): 82 e 79 / Torque a etanol e gasolina (Kgf.m): 10,2 e 10,5 / De 0 a 100 km/h a gasolina e etanol (segundos): 14,0.
- Hyundai HB20 – Potência a etanol e gasolina (cv): 80 e 75 / Torque a etanol e gasolina (Kgf.m): 10,2 e 9,4 / De 0 a 100 km/h a gasolina e etanol (segundos): 11,5 e 14,5.
Não é demais lembrar que os desempenhos podem ter resultados diferentes, conforme os veículos são testados em condições distintas.
Melhor carro 1.0 no quesito desempenho
- 1º Ford Ka
- 2º Renault Sandero
- 3º Chevrolet Onix
Como a intenção de nenhum motorista é ganhar uma corrida, vale a pena saber se a potência dos carros 1.0 não custa muitos litros de combustível a mais. Portanto, é importante avaliar o consumo em litros de etanol e gasolina por quilômetro percorrido:
- Volkswagen Gol – Consumo cidade / estrada (km/l) – Etanol: 8,8 e 10,3 / Gasolina 12,9 e 14,5.
- Chevrolet Onix – Consumo cidade / estrada (km/l) – Etanol: 9,1 e 10,8 / Gasolina 12,9 e 15,3.
- Ford Ka – Consumo cidade / estrada (km/l) – Etanol: 8,9 e 10,4 / Gasolina 13,0 e 15,1.
- Renault Sandero – Consumo cidade / estrada (km/l) – Etanol: 9,5 e 9,6 / Gasolina 14,2 e 14,1.
- Hyundai HB20 – Consumo cidade / estrada (km/l) – Etanol: 8,5 e 9,9 / Gasolina 12,5 e 14,1.
Consumo mais baixo na cidade:
- Consumo mais baixo na cidade a etanol: Renault Sandero
- Consumo mais baixo na cidade a gasolina: Renault Sandero
- Consumo mais baixo na estrada a etanol: Chevrolet Onix
- Consumo mais baixo na estrada a gasolina: Chevrolet Onix
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4. Equipamentos
Contar com mais equipamentos é sempre sinal de bom custo benefício. Como os 5 carros comparados estão numa faixa de preços relativamente parecida, qualquer item a mais será uma vantagem considerável na luta por mais espaço no mercado e, é claro, quem sai ganhando é o consumidor.
Para simplificar, vamos considerar a presença de três itens, ar condicionado, direção e conexão externa.
- Volkswagen Gol – nenhum item.
- Chevrolet Onix – 2 itens: ar condicionado e direção elétrica.
- Ford Ka – 3 itens: ar condicionado, conexão externa e direção elétrica.
- Renault Sandero – 2 itens: ar condicionado e direção eletrohidráulica.
- Hyundai HB20 – 3 itens: ar condicionado, conexão externa e direção hidráulica.
Melhor carro 1.0 no quesito equipamentos
- 1º Ford Ka
- 2º Hyundai HB20
- 3º Chevrolet Onix
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O melhor carro 1.0
É difícil bater o martelo e dar um veredito sobre o melhor carro 1.0 disponível hoje no mercado. Mas ter em vista a avaliação dessas variáveis ajuda a fazer uma escolha racional, tendo em vista também o perfil de quem vai comprar e usar o carro. Quem quer carros mais ágeis? Ka e Sandero. Quem quer bom espaço interno e porta malas? Sandero. Preço? Gol e Sandero são boas opções.
Vale destacar a total decepção da versão de entrada do Gol em termos de equipamentos. Nem ar condicionado, um item que todos os concorrentes oferecem, está na versão mais barata do ex-campeão de vendas do Brasil.
Outras opiniões
Já dissemos as qualificações que achamos importantes na hora de escolher o melhor carro 1.0 para você. Mas já ouviu falar que é sempre bom procurar uma segunda opinião? Poupamos o seu tempo e te oferecemos mais três opiniões recentes para que não restem dúvidas:
- O Jornal do Carro, do Estadão, em sua avaliação de qual o melhor carro 1.0, apontou como o melhor o Hyundai HB20, e em seguida o Ford Ka (entre os que avaliamos aqui).
- O site CarPlace da UOL, fez uma enquete, e constatou que o Chevrolet Onix foi o preferido por 80% dos participantes.
- Em 2016, num comparativo entre modelos 1.0, a revista Quatro Rodas elegeu o Hyundai HB20 como o melhor carro da categoria.