Camila Griguc
Camila Griguc
28 abr, 2017 - 10:59
melhor banco para abrir conta salário

Qual o melhor banco para abrir conta salário

Camila Griguc

Entenda aqui quem deve fazer a escolha sobre o melhor banco para abrir conta salário e tire todas as suas dúvidas sobre ela. 

O artigo continua após o anúncio

Abrir uma conta salário muitas vezes é o primeiro acesso ao serviço bancário de um trabalhador. Não exige análise de perfil de crédito e nem a obrigação da contratação de nenhum serviço, por isso, não possui tarifas. Mas, ainda fica a dúvida: qual o melhor banco para abrir conta salário?

É importante saber que ela só pode ser aberta pelo empregador, mediante solicitação, e tem como principal função o pagamento de salários.

Ela não é uma conta de depósitos, pois somente pode receber  pagamentos do empregador, não sendo admitidos depósitos de outras fontes. Também pode ser usada para pagamento de proventos, aposentadorias, pensões e similares.

5 dúvidas comuns sobre conta salário

Como funciona uma conta salário

Antes de escolher qual o melhor banco para abrir conta salário saiba que ela só pode ser usada para receber salários de empresas públicas ou privadas, pensões, aposentadorias entre outras. Serviços como transações, transferências e poupança não são disponibilizados.
Para abrir conta salário a empresa faz uma parceria com o banco e abre sua conta empresarial nele. Solicita, então, o cadastramento de conta salário para seus funcionários, que serão encaminhados para a unidade escolhida com o documento do processo em mãos e os documentos  pessoais.

Após abrir a conta salário, a empresa faz a autorização de transferência sistemática em dia específico para pagamento direto na conta. O empregado pode sacar o dinheiro ou transferir para uma conta corrente.

Qual o melhor banco para o empresário

Para o patrão, o melhor banco para abrir a conta salário dos seus funcionários é o banco que ele escolheu para cuidar das finanças da sua empresa.

Primeiro, pela questão prática de logística, é sempre mais fácil resvoler pendências em um lugar só. Além disso, quanto mais serviços você utiliza de um banco, mais vantagens você obtém nele. Você pode negociar descontos nas taxas bancárias, por exemplo.

O artigo continua após o anúncio

Qual o melhor banco para financiar carro?

Vantagens da conta salário

Ter conta salário para recebimento tem as seguintes vantagens:

  • Sem cobrança de taxas: pode manter seu dinheiro e usar quando quiser;
  • Mais segurança para o pagamento, pois não há a necessidade de sair com dinheiro da empresa;
  • Não possui análise de crédito;
  • Pode solicitar crédito ao banco posteriormente.

Desvantagens da conta salário

Existem também algumas desvantagens em abrir uma conta salário, vamos listar algumas:

  • Não rende juros, então guardar dinheiro nela não é uma boa opção;
  • Não há a possibilidade de depósito de terceiros. Caso seja necessário é melhor migrar para uma conta corrente;
  • Não pode transferir dinheiro, somente redirecionar. Se sua empresa paga na Caixa Econômica Federal, mas sua conta corrente é no Banco do Brasil, pode pedir a transferência automática para sua conta. Mas Docs e Teds não são permitidos;
  • Tem apenas o titular.

Qual a diferença entre conta salário e conta de depósitos à vista

Agora que você viu que não existe o melhor banco para abrir conta salário e que a opção parte do empregador, é bom entender qual a diferença entre ela e a conta de depósitos à vista.

Uma conta de depósitos à vista, ou conta poupança, pode ser aberta por iniciativa própria. A conta poupança tem correção mensal e pode ser usada para transferências, pagamentos e cartão de débito.

Conclusão

Para o funcionário, não existe um melhor banco para abrir conta salário. Ela depende da escolha do empregador. Porém, se ele optar por abrir a conta em um banco do qual você já seja cliente, a logísitica facilitará sua vida.

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp