Qual o melhor antivírus gratuito e onde baixá-lo?

Confira o melhor antivírus gratuito para deixar o seu pc protegido, seguindo critérios de rapidez, detecção, consumo de memória e extensão da versão gratuita.

Seu computador está se arrastando de lento ou com problemas de performance? Fizemos uma avaliação para lhe ajudar a escolher o melhor antivírus gratuito, de acordo com critérios como rapidez, detecção, consumo de memória e extensão da versão gratuita.

Embora recentemente as perturbadoras entrevistas de Brian Dye (fundador da Symantec, que desenvolve o Norton) e John McAfee (ex CEO da McAfee) tenham colocado em dúvida se realmente vale a pena ter instalado um desses softwares, continuamos achando que seguro morreu de velho. Se o antivírus não resolver 100%, pelo menos ajuda em eliminar parte das ameaças virtuais.

As avaliações foram feitas com testes e apoio de fóruns e sites especializados em tecnologia e segurança digital. Foram avaliados Avast, AVG, Avira, BitDefender, Panda e à parte avaliamos o Ad-Aware, Super Anti Spyware e o Windows Defender. Vamos ver alguns dos mais importantes critérios para escolher o melhor antivírus gratuito:

Proteção

Nesse importantíssimo quesito, todos os antivírus mostraram-se eficazes em detectar e eliminar ameaças. Embora, diga-se, a quantidade e os tipos de vírus e malwares detectados não sejam os mesmos para cada um dos 5 antivírus, pode-se dizer que, pelo menos inicialmente eles cumprem o que prometem.
Veja antivírus gratuitos para celular

Extensão da versão gratuita

Um bom antivírus é aquele que apenas protege seu PC ou notebook de vírus e trojans, certo? Mais ou menos, já que alguns recursos adicionais podem evitar infecções com o uso de simples mecanismos. Um deles está no Panda, que conta com uma interessante “Vacina USB”, que deixa dispositivos externos imunes a processos de iniciação automática quando conectados.

Outro antivírus bastante avançado nesse quesito é o Avast, que oferece proteção de senhas, módulo de detecção de falhas na rede e análise de email e browser.

BitDefender e Avira são mais “secos”, com apenas um módulo de proteção de firewall no Avira. Já o AVG conta com um recurso chamado “TuneUp”, que mantém softwares atualizados.
Saiba como tirar vírus do pendrive

Consumo de memória

Quando se usa muita memória RAM, a tendência é que o antivírus deixe a máquina mais lenta e com problemas de desempenho. Por isso, BitDefender e Panda levam bastante desvantagem, já que tornam o PC quase ingovernável quando estão escaneando ou procurando por atualizações.

AVG e Avira apresentaram desempenho mediano, não chegando a comprometer a execução de outros softwares, o que não significa que uma certa lentidão não seja percebida.

Entre os cinco, o Avast é certamente o mais leve, passando despercebido enquanto roda suas verificações.

Melhor antivírus gratuito – Rapidez

Nada mais irritante do que aquele antivírus que faz com que o computador leve uma eternidade para carregar programas e colocar-se em condições de uso. De fato, há softwares que simplesmente não abrem enquanto o antivírus está rodando, e nesse quesito o Panda é insuperável. Demora para iniciar a varredura e, dependendo do seu processador, torna inviável a execução de alguns programas e a navegação web.

Em termos de rapidez, AVG e Avast não comprometem, enquanto os destaques positivos ficam por conta do Avira e do BitDefender, que passam batidos enquanto executam suas ações de proteção.

Super Anti Spyware, Ad-Aware e Windows Defender

Vale uma menção honrosa para esses 3 softwares, embora no caso do Super Anti Spyware o foco seja apenas na remoção de malwares e congêneres. Poucos softwares do segmento são tão implacáveis na remoção de trojans e outras pragas virtuais. Se não é o melhor antivírus gratuito, certamente é o melhor antispyware.

O Ad-Aware tem a vantagem de ser um antivírus (que oferece proteção mais completa) e também anti spyware, assim como o SAS. Já o Windows Defender, por ser o programa de defesa padrão do Windows, leva vantagem em relação a ser completo, sem necessidade de recorrer a versões pagas para que se possa aproveitar todos os seus recursos.

Links para download

Ainda restaram dúvidas? O Youtuber Jefferson Meneses, do canal JMS ajuda a esclarecer. 

ESCLARECIMENTO: Os antivírus gratuitos têm funcionalidades diferentes dos pagos, então se a lista incluísse a versão completa poderia haver alteração no ranking.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...