Maus hábitos alimentares que você precisa mudar agora mesmo

É unânime entre os profissionais da saúde que para investir em uma dieta balanceada é necessário eliminar os maus hábitos alimentares de forma gradativa.

Muitos dos maus hábitos alimentares que acabamos desenvolvendo não são difíceis de reconhecer, como exagerar no consumo de açúcares. Mas tantos outros hábitos que só fazem mal à saúde são praticados quase que de forma involuntária, sem percebermos.

Começar uma alimentação saudável é um grande desafio. Mas a verdade é que pequenas mudanças no dia a dia ajudam a eliminar os maus hábitos e, assim, aumentar as boas práticas. Com o tempo, a ideia de sacrifício já ficou para trás.

7 maus hábitos alimentares para mudar já!

O Hintigo listou alguns dos maus hábitos alimentares mais comuns que as pessoas praticam. O ranking é baseado nos hábitos mais apontados pelos nutricionistas em geral.

1. Comer enquanto vê televisão

O mesmo vale para quem se alimenta enquanto lê ou presta atenção na internet, mesmo que no celular. O problema aqui é que enquanto sua atenção está em outras atividades, a chance de não perceber o quanto já comeu é maior, o que pode levar a porções maiores do que o necessário.

2. Ir ao mercado com fome

Essa é clássica e todos os médicos concordam: ir para o mercado com fome faz com que você compre mais alimentos e, quase sempre, as escolhas também são mais calóricas. Evite ao máximo essa prática!

3. Comer no modo “automático”

Sabe quando você sai com os amigos, eles resolvem pedir algo para comer, você nem está com muita fome, mas aceita só para acompanhar a galera? Pois é, isso é mais comum do que deveria ser e causa mais problemas do que as pessoas imaginam. Evite consumir qualquer tipo de alimento só porque está na hora de comer ou porque os outros estão fazendo.

4. Manter alimentos “perigosos” em casa

Se tem, come! A frase é simples e sintetiza o problema desse mau hábito alimentar. Deixa alimentos engordativos em casa é saber que, em algum momento, você poderá não resistir à tentação e atacá-los. A boa alimentação começa já na escolha dos alimentos que você compra!

5. Não conhecer as propriedades dos alimentos

Carboidratos, proteínas, gorduras… você sabe o que são exatamente eles são e em quais alimentos são encontrados? Conhecer o que você ingere é a base para começar a fazer boas escolhas do que colocar no prato.

6. Não ler os rótulos dos alimentos

Esse é outro clássico unânime entre os profissionais da saúde. Não ler os rótulos dos alimentos que você ingere simplesmente faz com que você não conheça o que tem comido. Leia atentamente as embalagens dos alimentos que comprar. Você vai se surpreender!

7. Esconder os alimentos mais saudáveis

Frutas e demais alimentos saudáveis devem ficar sempre à vista. Geralmente, somos atraídos também pelo visual quando estamos com fome. Além disso, se não nos lembrarmos que aquele alimentos está em casa, por exemplo, como teremos vontade de comê-lo?

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

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