3 formas eficazes de evitar as manchas na pintura do carro

Conheça três procedimentos adotar para evitar manchas na pintura do carro, previna-se de prejuízos ainda maiores e valorize o seu possante.

Manchas na pintura do carro representam dor de cabeça se não forem rapidamente tratadas. A pintura automotiva é extremamente sensível às intempéries e agentes físicos que a todo instante estão em contato. Entre os mais comuns, estão as fezes de aves, respingos de piche e frutas ou sementes que caem de árvores.

Evitar esse primeiro contato que parece inofensivo é a melhor forma de manter a pintura do seu carro intacta. A pintura conservada valoriza o veículo e é um dos primeiros elementos observados na hora da compra. Para saber como conservar a aparência de carro novo e evitar manchas na pintura, acompanhe o artigo até o final.

Como fazer retoque na pintura do carro você mesmo

Soluções caseiras e manchas na pintura do carro

Quando a pintura do carro é atingida existem basicamente dois tipo de danos possíveis. O primeiro é quando apenas o verniz é vítima do “acidente” e representa um prejuízo menor. Nesse caso, normalmente a lavagem do local manchado e polimento resolvem o problema.

As conhecidas soluções “made in casa” para retirar manchas ou dejetos que grudam na pintura não são recomendadas. Usar limão, por exemplo, é uma das supostas soluções para retirar manchas na pintura do carro contraindicadas.

Além disso, usar materiais não adequados para tirar manchas com polimento pode representar um risco ainda maior. Como esses produtos ou substâncias não são eficazes, o motorista desinformado pode achar que polir com mais intensidade vai resolver. Se fizer isso, o resultado esperado é o desgaste prematuro do verniz que cobre a pintura.

Se dano chegue ao primer, a camada que fica em contato com a lataria do carro, aí não tem jeito, só repintando para voltar ao estado original.

Portanto, para evitar danos de grande extensão, o ideal é mesmo prevenir. Proteja a pintura do carro dos temíveis agentes externos que podem causar sua corrosão.

Recorra à velha e boa capa

Embora a tecnologia esteja sempre evoluindo, soluções já conhecidas e que ainda funcionam são sempre recomendáveis. Por isso, utilizar uma capa ao deixar o veículo estacionado é uma forma de garantir que a pintura não venha a ser afetada por dejetos ou substâncias que grudam, produzindo manchas.

Ao cobrir o carro com uma capa, no entanto, deve-se ter atenção. Se o veículo ficar parado por períodos prolongados de tempo, convém aplicar uma camada de cera para evitar que ela grude na lataria. Procure por capas feitas de algodão e evite materiais plásticos.

Cristalização da pintura

Uma das funções da cera automotiva é, além de conferir brilho, proteger a pintura da ação de agentes externos. Mas pode ser que o polimento com cera não seja o bastante para proteger efetivamente a pintura. Nesse caso, uma solução que vai evitar o surgimento de manchas na pintura é a cristalização.

O procedimento consiste na aplicação de uma resina protetora que funciona como uma camada extra de proteção. Assim, ao invés de atingir diretamente o verniz do carro, os dejetos serão retidos pelo anteparo da resina cristalizadora. Em média, a cristalização custa cerca de R$ 400,00 junto com o polimento.

10 dicas para proteger a pintura do carro

Vitrificação: tendência em proteção em pintura automotiva

Pode ser que o uso de uma capa não seja viável ou que seja necessária uma proteção ainda mais resistente para carros mais expostos. Se este for o seu caso, um procedimento que garante ampla proteção é a vitrificação da pintura.

A vitrificação é um processo similar ao da cristalização. A diferença fica por conta do material aplicado. O nome é complicado, mas sua ação, simples e efetiva. Trata-se da resina de sílica vítrea de polissilazano, que, uma vez aplicada, confere proteção mais duradoura se comparada com a cristalização.

O valor da vitrificação, portanto, é um pouco mais caro. Por cerca de R$ 600,00, é possível conseguir uma proteção impermeável contra todo tipo de manchas na pintura do carro.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...