Comprar carro por leasing, financiamento ou consórcio de carros?

Qual é a modalidade de crédito que melhor se ajusta às suas condições e necessidades: leasing, financiamento de carros ou consórcio de carros? Confira.

Uma das primeiras coisas a se pensar antes de comprar carro é como pagá-lo. Para quem não tem o dinheiro para comprar à vista, há basicamente três formas de crédito para comprar carro: leasing, financiamento ou consórcio de carros. Cada uma delas tem condições específicas de pagamento e taxas diferentes, mas que também atendem a perfis distintos de consumidores. Em todo caso, lembre-se que as despesas com o seu carro, incluindo parcelas, IPVA, seguro, manutenção, combustível, não devem ultrapassar 25%, ou no máximo 30% do seu rendimento mensal.

Leasing, financiamento ou consórcio de carros?

Está na dúvida sobre qual modalidade de crédito escolher para finalimenta comprar o seu carro? Confira a seguir como funciona cada tipo de crédito e quando ele pode ser um bom negócio para o seu caso:

Financiamento de carros

O financiamento de carros é uma das opções mais procuradas de crédito para comprar carro. No entanto, desde o início do ano, o crédito para financiamento tem sofrido retração, o que significa que há menos oferta de crédito. Em resumo, já não é mais tão fácil comprar carro novo financiado como era há alguns anos, ainda mais se for comprar carro sem entrada.

Ao comprar carro por meio de financiamento, o consumidor pode optar por financiar o valor total ou parcial do veículo. Sobre este valor, serão acrescentados juros mensais, que variam de acordo com as taxas das financeiras. Por isso, é bom estar atento ao prazo de pagamento, pois os juros do financiamento costumam ser altos e quanto mais tempo se demora para pagar, maior será o valor final do veículo.

O financiamento de carros é indicado para quem precisa do carro imediatamente e tem condições de pagar as taxas de juros, sem afogar o orçamento doméstico.

A modalidade de financiamento de carros pode ser feita por uma pessoa física ou jurídica, mas é preciso comprovar ter rendimentos fixos suficientes para cobrir as despesas do financiamento. Outra exigência para fazer um financiamanto, é que o consumidor não tenha restrições no SERASA ou SPC. 

Leasing de veículos

O leasing de veículos é um contrato de arrendamento mercantil. Com este tipo de crédito, o consumidor escolhe o carro, o valor das parcelas e o prazo para pagar, e a instituição financeira compra o carro e o arrenda ao consumidor, que paga a taxa de depreciação. Ao fim do prazo de pagamento, estando quitadas todas as parcelas, o carro passa a ser do arrendatário. Ou seja, num contrato de leasing de veículos, o carro é propriedade da financeira, até que esteja totalmente pago.

O leasing de veículos é uma opção mais barata do que o financiamento, porque tem juros mais baixos, no entanto é bastante mais burocrática. O contrato de leasing para compra de veículos tem um período mínimo de 24 meses. Mas, vale ressaltar que quanto maior for o valor dado como entrada para comprar carro, menores serão as exigências.

Consórcio de carros

O consórcio de carros é a solução mais barata e menos burocrática para comprar carro sem entrada e a prazo, pois não tem juros e não exige garantias (ao menos até a contemplação). No consórcio de carros, o consumidor pagará, além do valor do veículo, a taxa de administração da financeira e uma taxa de fundo de reserva. Para se ter uma ideia, enquanto no fim de um financiamento de carros, o consumidor pode chegar a pagar quase o dobro do valor do veículo à vista, num consórcio de carros, o consumidor pagará cerca de 1/5 do valor do carro de taxas. Ou seja, o consórcio de carros é uma solução muito mais acessível financeiramento.

A grande desvantagem do consórcio de carros, é que é preciso esperar ser contemplado, seja por sorteio ou por lance, para receber o carro, o que pode acontecer logo no primeiro mês do consórcio de carros ou no último.

Antes de decidir por uma das três opções, leasing, financiamento ou consórcio de carros, reveja o seu orçamento doméstico e defina quanto dispõe para comprar carro. Depois faça simulações e analise qual das modalidades de crédito melhor se encaixa nas suas condições. Além disso, também é preciso saber se você reúne todas as condições necessárias para aderir à linha de crédito escolhida, por isso, informe-se sobre as exigências de cada instituição financeira.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...