Quantas vezes por semana é preciso lavar o banheiro?

O banheiro é o segundo cômodo que mais acumula bactérias nocivas à saúde. Portanto, é imprescindível saber higieniza-lo corretamente. Saiba como.

Não é preciso ser um exímio entendedor das tarefas domésticas para deduzir que o banheiro é um dos ambientes com maiores chances de atrair e proliferar bactérias – perdendo apenas para a cozinha.

Agora, se você quer manter seu banheiro sempre limpo, o ideal é que você segmente a limpeza em duas etapas: uma limpeza pesada e outra leve, apenas para manutenção. De todo modo, uma vez por semana será necessário vestir suas luvas e dedicar um certo tempo para higienizar por completo essa parte tão importante da casa.

5 truques baratos para deixar o banheiro limpo

Quando devo limpar o banheiro?

Você não precisa – e nem deve – esperar que a sujeira se acumule para limpar o banheiro. Ao invés disso, comece o cronograma com a limpeza pesada e, durante a semana, mantenha o banheiro organizado e funcional, dando a manutenção necessária até a próxima faxina. Veja como é simples:

Fazendo a limpeza pesada

Essa é a parte mais importante da limpeza do banheiro, e consiste na higienização e organização de todos os detalhes desse cômodo. Por ser tão importante, deve ser realizada, no mínimo, uma vez por semana. Esse intervalo pode ser ainda menor dependendo do número de pessoas que residirem na casa.

Esse processo consiste em lavar as paredes, o chão e o box do chuveiro. Espaços onde acumulam muita sujeira como rejuntes devem receber maior atenção. Procure tratar esses espaços deixando uma solução com vinagre e bicarbonato de sódio “de molho” durante uns 30 minutos sobre essas regiões encardidas.

Em seguida, lave os locais e então passe um pano em todo local com desinfetante, esfregando as partes necessárias.

Além das superfícies, também é preciso tratar de partes mais chatinhas, como é o caso do vaso sanitário, pia, espelhos, lixeiras, banheiras e, sim, os ralos. Para essas partes, utilize produtos com ação detergente para remover gordura e, em seguida, anti bactericidas e desinfetantes (como cloro) para eliminar quaisquer microrganismos presentes.

O vaso sanitário é aconselhável deixar a parte interna borrifada com cloro ou desinfetante durante ao menos 10 minutos antes de esfregar as bordas e demais áreas. Dê descarga para se certificar que não ficaram manchas – se persistirem, realize uma nova limpeza no dia seguinte.

Limpeza leve para manutenção

Depois de se dedicar a limpeza minuciosa do banheiro, você não vai querer jogar tudo por água abaixo logo nos primeiros dias seguintes, certo? Então para isso será manter a organização diariamente.

Essa limpeza leve pode ser feita tratando de pontos simples do banheiro, observando partes como bancadas, cuba da pia, torneira e a parte interna do vaso sanitário, todos os dias. Outros itens como as toalhas (de banho e de rosto), os cabelos nos ralos e o lixinho do banheiro também merecem atenção, mas podem ser checados dia sim, dia não. Lembrando que as toalhas de rosto devem ser trocadas a cada dois dias, e as de banho após 3 utilizações.

9 coisas que você não deve guardar no banheiro

Dicas valiosas

Agora que você já sabe quando e como limpar seu banheiro, confira algumas dicas para tornar a limpeza mais prática, rápida e sem surpresas desagradáveis.

  • Utilize luvas de borracha para evitar queimaduras e ressecamento da pele;
  • Ao utilizar cloro, certifique-se que o banheiro está com as janelas abertas e/ou possui boa ventilação;
  • Deixe para lavar o chão do banheiro por último, assim você evita ter de limpa-lo mais de uma vez;
  • Para evitar a proliferação de fungos, seque bem tudo o que limpou;
  • Utilize esponja de aço para dar brilho nas torneiras e cubas de aço;
  • Limpe os espelhos utilizando uma solução de água com vinagre sobre um pano limpo. Para dar brilho, use um pano com álcool.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...