Você sabe quanto paga de juros embutidos nas compras parceladas “sem juros”?

Calcule e entenda o que são os juros embutidos em compras parceladas e o quão eles podem influenciar no custo final dos produtos.

São muitas as formas de pagamento disponíveis atualmente no mercado mas o que o consumidor deve se atentar é quanto o custo de juros embutidos em prestações, mesmo nas que são cobradas de forma fixa, teoricamente “sem juros”.

Por conta da falta de cálculo e planejamento e a fim de realizar compras por valores fáceis de arcar mensalmente muitas pessoas adquirem produtos sem se atentar aos custos finais e acabam indo por um caminho contrário ao da economia que se pensava estar fazendo, pagando muito além do valor efetivo dos produtos.

O que são juros embutidos

Ao realizar uma compra parcelada as condições facilitadas de pagamento são sempre bastante atraentes, e é nesse momento que a armadilha dos juros embutidos abusivos pode atingir o consumidor. Eles são o custo adicional as parcelas de produtos adquiridos por meio de financiamento, e pode alterar de acordo com número de parcelas e valor total do que foi adquirido.

É comum que o parcelamento gere um valor final superior ao custo do mesmo produtos pago a vista, mas em alguns casos esse valor supera os limites estabelecidos por entidades financeiras. O sistema de financiamento não é sempre transparente no país, mas no momento em que ele é estabelecido estão agregados os custos de impostos – tais como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O que um ex-rico tem para lhe ensinar sobre economizar

Como calcular juros embutidos

A primeira constatação a se fazer para calcular os juros embutidos sobre produtos é entender quanto de desconto se obtém no mesmo produto a vista – estando sempre atento também a diferença com o valor final financiado a fim de verificar o quão maior será esse custo final.

Se um produto possui custo de R$1000,00 e à vista oferece desconto de 15% o valor a vista desse produto é R$850,00. Esse número adquirido deve ser dividido pelo valor da prestação e então, com auxílio da tabela auxiliar para cálculo de juros embutidos que leva também em consideração o número de parcelas do financiamento, identificar o valor da porcentagem mensal de juros embutidos no preço.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...