Como pagar menos juros do cartão de crédito

Não deixe as dívidas se tornarem um pesadelo. Confira neste artigo, sete truques importantes para domar as taxas e pagar menos juros do cartão de crédito:

Ter um cartão de crédito em mãos pode ser uma vantagem enorme na hora de adquirir um bem, pois não é preciso ter dinheiro em espécie. Mas atenção, os juros do cartão de crédito não são nada amigáveis e podem se tornar uma enorme dor de cabeça.

Preparamos aqui algumas dicas para que você não caia nessa cilada. Confira:

Taxas altas

Em junho de 2017, os juros do cartão de crédito chegaram ao menor patamar desde julho de 2015. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa cobrada em maio foi de 345,10% ao ano. Em abril, a porcentagem chegou a 397,75 ao ano. Por mês, os juros do cartão recuaram de 14,31% em abril para 13,25% em maio.

As novas regras para o rotativo do cartão, que começaram a valer no início de abril, estão causando um efeito de queda dos juros da modalidade de crédito, que têm as taxas mais caras do mercado.

Porém, mesmo com essas “melhoras” continua sendo um dos juros mais altos do mercado. Não se deixe enganar, 13,25% é um juros muito alto!

Dicas para diminuir as taxas

Saiba como fugir dos juros do cartão de crédito para não comprometer o orçamento familiar:

1 – Limite do Cartão de Crédito

Não ultrapasse 50% do valor do seu salário ou ganho mensal e evite as compras por impulso.

2 – Parcelamento

Evite esse tipo de facilidade oferecida pelo cartão, que pode comprometer o seu orçamento. Tenha atenção ainda à possibilidade de juros em parcelas.

3- Parcela Mínima

Você conhece a expressão “conto do vigário?”. Pois bem, ela pode ser aplicada a este caso. Ao optar por esse tipo de pagamento, você cai no crédito rotativo,  que pode ser considerado como um “empréstimo emergencial”, um pouco parecido como o cheque especial.  Aqui nós explicamos mais sobre o pagamento mínimo do cartão de crédito: por que você não deve fazer.

4- Anuidade

Procure cartões de crédito que ofereçam o serviço gratuito. É menos um valor a pagar.

Como pagar menos pela anuidade do cartão de crédito

5- Variedade

Se você não tem muito controle sobre suas dívidas, evite ter na carteira vários cartões. Calcule qual a melhor data de vencimento de acordo com o dinheiro que recebe para não correr o risco de atrasar o pagamento.

6- Benefícios

Procure se informar sobre os benefícios como prêmios, descontos e milhagens oferecidas pela instituição e aproveite.

Saiba qual o melhor cartão de crédito internacional.

7- Atrasos

Caso a sua dívida seja alta, vale a pena pensar em uma solução de linha de crédito de forma a reduzir os juros. Está comprovado que os juros aplicados ao cartão de crédito são muito maiores que os das financeiras. Além disso, não espere a próxima fatura para quitar a dívida. Quanto antes ela for paga, menores os juros.

Vale a pena sacar dinheiro com o cartão de crédito?

Aproveite essas dicas e tenha uma boa relação com suas finanças! Fuja dos juros do cartão de crédito e aproveite mais a vida.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...