Itens opicionais são equipamentos que não fazem parte do carro desde que ele sai da fábrica. Adicionar itens pode alterar o valor de revenda do seu carro, mas antes é preciso saber quais são aqueles mais valorizados, e nos quais vale a pena investir. Os itens mais privilegiados são aqueles que proporcionam maior segurança e conforto.
Tenha em mente que quanto mais conforto e tecnologia você quiser adicionar ao seu carro, maior será o seu investimento e, em consequência, o veículo pode ficar até 30% mais caro. Alguns itens são mais bem aceitos que outros, e tornam-se até imprescindíveis.Em compensação, este investimento incial pode ajudar a vender o veículo mais rapidamente e acima da média de mercado.
Acessórios ou itens de opcionais
É preciso saber diferenciar os acessórios dos itens opcionais. Por exemplo, um sistema de som mais potente é um acessório comprado numa concessionária ou loja especializada. Já o ar condicionado é um exemplo de item opcional, e é escolhido ainda no momento de avaliação do veículo.
Ao contrário dos itens opcionais, os acessórios não valorizam o carro na revenda, são apenas diferenciais que têm rápida depreciação, dependem do gosto pessoal de cada um e até podem dificultar a venda.
Saiba como conseguir aprovação de financiamento de veículos
Itens opcionais que proporcionam conforto e segurança são priorizados
Os brasileiros estão cada vez mais exigentes em relação ao veículo que conduzem. Itens que antes eram considerados de luxo, estão cada vez mais acessíveis e alguns irão valorizar muito o carro na hora da revenda:
- Ar condicionado
- Direção hidráulica
- Travas e vidros elétricos
- Equipamento de som com entrada auxiliar e USB
- Freios ABS com EBD (tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo)
- Vejam também quais são os itens de série
Vale a pena investir em itens opcionais?
Em consequência do avanço tecnológico, há cada vez mais itens disponíveis, mas é preciso ter cuidado porque o alto investimento neste tipo de equipamentos pode não gerar o resultado esperado no momento da revenda.Veja alguns itens que, apesar de terem boa aceitação, requerem um alto investimento e não são considerados indispensáveis:
- Piloto automático (ideal para quem costuma fazer viagens longas)
- Faróis automáticos com limpador e sensores de navegação
- Bancos de ajuste automático
- Câmbio automático
- Sensor de estacionamento
- Rodas de liga leve
- Cartão inteligente ou chave
- Descansa braço dianteiro central
- Teto solar
- Bancos em couro
- Centrais multimédia
- Sensor de chuva
- Pintura especial
Atenção: É importante lembrar que os itens opcionais devem ter contratação específica no Seguro do automóvel.
Como acertar na escolha dos itens opcionais?
- Tenha cuidado para não fazer combinações estranhas por exemplo, equipar um sedã com ar-condicionado, vidros elétricos e não colocar direção hidráulica não faz sentido. Será um investimento com poucas chances de retorno na hora da revenda.
- Opte por se inspirar em modelos mais recentes que tragam como itens de série alguns dos itens que você adicionou. Ou seja, na prática será como equiparar o modelo do seu carro a uma versão superior.
- Aposte nos itens opcionais que mais proporcionam conforto e segurança, e que se tornaram indispensáveis na vida do brasileiro: ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS e sistema de som.
- Tenha cuidado ao fazer combinações de cores, porque a aceitação vai depender muito do gosto pessoal de quem irá comprar o carro.
As montadoras fazem pacotes de itens opcionais e assim fica mais fácil perceber quais são as combinações mais usuais.Faça uma pesquisa nos classificados de compra e venda de automóveis e veja o que as pessoas estão oferecendo, e o que os compradores estão procurando e tente acompanhar a tendência.
Vale lembrar que muitos itens que eram opcionais, passaram a ser itens de série e quanto mais equipado o carro vier da fábrica, menos você terá de desembolsar para equipá-lo. Por isso, esteja atento às novidades do mercado, pois itens que não estão presentes numa versão, podem estar em outra do mesmo modelo.