O que são considerados itens de série num carro?

Os itens de série são acessórios que já vêm incluídos no carro. Se vai financiar um carro, leia o artigo e saiba quais são os itens que precisa ter no veículo.

Itens de série são acessórios que já vêm incluídos no carro. Não é preciso pagar nada a mais por eles, uma vez que o veículo já é fabricado com essas características. Cinto de segurança, macaco e step são itens básicos em qualquer modelo de carro, mas também são considerados de série.

Quando se trata de veículo zero km, não é raro encontrar o mesmo modelo com preços diferentes. As especificações de cada versão, assim como os itens de série que caracterizam o modelo são fatores responsáveis por haver esta variação.
 

Principais itens de série do carro

Os itens de série variam de uma montadora para outra e influenciam no preço do veículo:

  •  Um carro popular vem com itens como ar quente, limpador traseiro, desembaçador, parachoque na cor do veículo e etc. 
  •  Carros de preço intermediário, podem vir com vidros elétricos, direção hidráulica, freios abs,ar condicionado e etc. 
  •  Nos carros de luxo os itens são mais sofisticados e podem incluir, por exemplo, GPS, computador de bordo, volante com comandos, ebs, asr, vários airbags e etc.

 As montadoras tendem a acrescentar cada vez mais itens nos novos modelos. Esta tendência deve-de a necessidade de atender um público que não quer abrir mão do conforto e segurança e que, por outro lado, também não está disposto a investir muito no veículo. Carros equipados com travas e vidros elétricos, por exemplo, há tempos eram considerados de luxo, mas atualmente já estão presentes em muitos carros populares.

 

Quais são os itens de série obrigatórios?

Alguns itens de série são indispensáveis no carro. A lei não permite que faltem alguns acessórios e equipamentos no veículo, e a falta deles pode comprometer a sua segurança, resultar em multas e até na recolha feita pelo DETRAN (Departamento de Transportes). No entanto, mesmo sendo obrigatórios, alguns itens não vêm com o veículo de fábrica e é preciso ter atenção aos detalhes para não ser pego de surpresa. 
Vale lembrar também que em carros mais antigos alguns itens podem não ser exigidos, por ser considerada a lei rodoviária da época em que foram fabricados. 

Saiba como conseguir aprovação para financiamento de veículos
 

Lista de itens obrigatórios

  • Brake-light (luz de freio) – Acessório indispensável para a segurança, pois serve para o condutor avisar aos motoristas de trás que está com os pés no freio.
  • Temporizador do limpador de para-brisa –  O sistema de temporizador permite que o vidro do carro não fique com gotas que atrapalham a visão do motorista para o meio exterior. 
  • Limpador e desembaçador de vidro traseiro – estes itens estão presentes em qualquer carro zero. 
  • Travas de vidros elétricos – São importantes para aumentar a segurança dos passageiros, sobretudo quando são crianças.
  • Cinto de Segurança – O uso do cinto de segurança é obrigatório em todo o território nacional desde 1997. Determinada pelo artigo 65 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), instituído pela Lei nº 9.503.
  • Macaco – Este item serve é usado para elevar o veículo, caso seja necessário fazer alguma reparação – como trocar o estepe, por exemplo. A falta do macaco pode inviabilizar o reparo de emegência do veículo.
  • Triângulo – É usado para sinalizar que o carro está parado, em caso de acidente ou avaria.
  • Estepe – Este item é indispensável, e a falta dele pode condicionar sua mobilidade com o veículo.  
  • Direção hidráulica – Auxilia de modo direto o motorista em manobras mais difíceis, como em curvas muito acentuadas, por exemplo.
  • Freios ABS e airbags – Os freis ABS e airbags frontais passaram a ser obrigatórios a partir de 2014, tanto em carros nacionais quanto importados, segundo as resoluções 311 e 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 

Para quem pretende comprar um carro zero é importante pesquisar entre as opções oferecidas pelas montadoras. A concorrência entre as montadoras para atingir públicos variados, tem proporcionado opções mais vantajosas para o consumidor. Esteja atento e saiba que é possível ter conforto e segurança, sem ter que gastar muito dinheiro em itens opcionais.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...