Acumulado da inflação deste ano é o maior desde 2003

Os números refletem o período de retração econômica pelo qual passa o país. Veja as áreas que mais sofreram com a inflação.

   

 

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou o índice de 9,56%, o mais elevado para o período de janeiro a julho desde 2003, quando a taxa chegou a 6,85%.

 

A taxa de 9,56%, correspondente ao período de um ano e ficou acima dos 12 meses imediatamente anteriores, quando o acumulado atingiu 8,89%. Esse foi o total acumulado em 12 meses mais elevado desde novembro de 2003, quando atingiu 11,02%. Em julho deste ano a alta do IPCA foi 0,62%, resultado 0,17% inferior à taxa de 0,79% da variação de junho.

 

Veja as capitais brasileiras com a cesta básica mais cara.

 

O IPCA – produzido pelo IBGE – é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal entre um e 40 salários mínimos.

 

Os dados que foram divulgados no último dia 07 pelo IBGE, indicam que a variação de julho foi a mais alta para o mês de julho desde 2004, quando atingiu 0,91%.

As áreas de transporte e habitação foram as que mais sofreram com a alta da inflação, com 3,75% e 1,52% ed alta respectivamente. Vestuário, alimentação e educação mantiveram-se estáveis, sem grandes altas.

Fonte: Agência Brasil
 

 

 

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...