Julio Benck
Julio Benck
28 jul, 2017 - 12:05
índice treadwear

Índice treadwear: o que você precisa saber antes de comprar pneus

Julio Benck

Entenda a real importância do índice treadwear e sua influência para o maior ou menor desgaste dos pneus ao longo do tempo e em determinadas condições

O artigo continua após o anúncio

Antes de comprar um pneu, é normal que se verifique primeiro as especificações em relação ao aro, diâmetro, largura e carga suportada. Mas um indicador fundamental é o índice treadwear, que serve para medir o quanto um pneu pode rodar.

Além dele, existem ainda os índices de tração, que indica o quanto um pneu adere numa pista molhada e o índice de temperatura, que é usado como indicador para a capacidade do pneu em dissipar calor e sua resistência às temperaturas altas.

De qualquer maneira, esses indicadores não são absolutos. A durabilidade de um pneu depende também de fatores externos como correta manutenção e calibragem, hábitos de direção e condições do pavimento.

Veja dicas de como escolher o pneu correto para o carro

O que é índice treadwear

Você já deve saber o que é o Tread Wear Indicator, aquele pequeno corpo emborrachado, que fica dentro de um dos sulcos do pneu. Ele serve como referência para medir o desgaste do pneu, que deve ser sempre medido pela profundidade dos sulcos na banda de rodagem.

Normalmente, os pneus de ponta têm sulcos com 8 mm de profundidade, mas existem também os pneus para públicos mais amplos, com sulcos de 7 mm, mas que nem por isso deixam de atender às especificações de segurança dos órgãos de controle. 

No caso do índice treadwear, o que se mede é a durabilidade do pneu, ou o seu tempo de desgaste. Embora tenha o mesmo nome do indicador que fica dentro dos sulcos, o índice é a referência para outro tipo de medição.

Como saber qual o índice treadwear de um pneu

Para saber qual o índice treadwear de um pneu, basta verificar em sua lateral pela inscrição “treadwear”. Ao lado dela, deverá estar inscrito um número, que corresponde ao quanto um pneu resiste. Ele é obtido após uma bateria de testes, que têm como objetivo avaliar o quanto da borracha em contato com o pavimento se perde, dadas certas condições controladas de rodagem. Para chegar a esse índice, é adotada uma escala que vai de 60 a 800.

O artigo continua após o anúncio

Pneus com índice treadwear 60 são, portanto, os que se desgastam mais rápido, enquanto os de índice 800 duram mais, caso sejam observadas as condições ideais de rodagem. Ou seja, calibragem sempre correta, pavimento em ótimo estado, bons hábitos de direção, manutenção preventiva em dia, entre outros.

De qualquer forma, o índice treadwear é sempre relativo. Isso porque as condições em que ele é obtido não são possíveis de ser reproduzidas fielmente. Portanto, ele serve mais como uma referência, do que um indicador preciso de quanto tempo o pneu vai durar. No entanto, é possível afirmar sempre que um pneu com índice 60 dura 40% menos que um pneu com índice 100. Um pneu com índice 500 dura 5 vezes mais do que um com índice 100, e assim por diante.

Rodízio de pneus: é mesmo indicado fazer?

Tabela do índice treadwear

Ao contrário do índice de carga e de velocidade, que têm cada um uma tabela própria, o índice treadwear não qualifica um pneu para durar determinada quantidade de quilômetros. Isso significa que um pneu com índice treadwear 100 não dura 10 mil km, ou um com treadwear 200 dura 20 mil.

Os números representam mais uma referência entre si do que uma distância propriamente dita. É mais seguro dizer que um pneu com treadwear 400 dura o dobro de um pneu com índice 200, do que estipular uma quantidade de quilômetros que cada um possa percorrer.

Portanto, ao procurar um pneu, observe o índice treadwear, mas também considere outros indicadores, como os índices de tração e de temperatura. Afinal, se você vive numa região de clima frio, talvez seja mais importante comprar um pneu que suporte melhor as baixas temperaturas do que um com treadwear alto.

Isso vale para a tração, já que em locais em que chove mais, ter um pneu com maior aderência é mais importante do que ter um com treadwear alto, que pode não durar o quanto se espera, dadas as condições de rodagem.

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp