Como identificar um pneu recauchutado passo a passo

Identificar um pneu recauchutado pode te salvar de verdadeiras roubadas! Leia o artigo até o fim e saiba como diferenciar um componente novo de um usado.

Saber como identificar um pneu recauchutado pode salvar você de comprar gato por lebre. Um pneu reciclado tem necessariamente durabilidade menor comparado a um pneu novo. Ao comprar, saber diferenciá-los vai impedir que um vendedor desonesto tente vender um pneu já usado como se fosse zero.

Como descobrir o prazo de validade dos pneus

Pneu recauchutado: como é feito

Embora seja popularmente conhecida em pneus de carros de passeio, a recauchutagem é mais comum em pneus de veículos pesados e de aviões. De qualquer forma, o processo é similar, não importa a que tipo de pneu se destine.

O procedimento de recauchutagem consiste basicamente em trocar a superfície que faz contato com o solo. Em veículos leves, pode ser realizada somente uma vez por pneu. Já em veículos pesados, a recauchutagem geralmente é feita duas ou três vezes. Pneus de avião, em contrapartida, podem ter seus pneus reciclados três vezes mais do que veículos pesados.

Ao recauchutar um pneu, é feita uma raspagem na sua banda de rodagem. O desenho, portanto, é apagado, o que pode modificar a adequação do pneu, já que pneus para chuva têm desenho diferente do que pneus para suportar cargas maiores, por exemplo.

Em seguida, o pneu é vulcanizado, ou seja, é submetido a calor e pressão, em que a adição de enxofre confere mais resistência. Depois dessa etapa, o pneu recebe uma nova banda de rodagem com um desenho diferente da anterior. Portanto, em linha gerais, para identificar um pneu recauchutado, a atenção deve focar na parte que faz contato com o solo.

Há ainda a recauchutagem que pode substituir parcialmente a parede lateral do pneu. Outra forma de reciclar um pneu é pela recuperação da sua banda de rodagem e toda a lateral, até a parte conhecida como talão. Esse processo mais abrangente também é conhecido pela sua nomenclatura em inglês bead to bead.

Para que o pneu reciclado cumpra suas funções, é muito importante que o processo de recauchutagem seja feito dentro dos padrões técnicos. As portarias Inmetro 227/2006 e 444/2010 tratam da questão dos pneus reciclados, estabelecendo definições, metodologia, listando irregularidades e outros tópicos.

Formas de aumentar a vida útil dos pneus usados

Como identificar um pneu recauchutado: características

Pneus reciclados têm vida útil estimada em cerca de 30 mil km. Significa que duram metade da que se estipula para um pneu novo, o recauchutado tem sim suas vantagens. A primeira delas é o preço, afinal, um recauchutado custa cerca de 30% menos em relação a um pneu zero quilômetro.

Há quem acredite que os pneus recauchutados são menos seguros. É um erro pensar assim, já que, quando fabricados de acordo com as normas técnicas, os reciclados são tão seguros quanto os pneus novos. Não menos importante, representam menos degradação do meio ambiente. Isso porque é evitado o descarte dos pneus ainda em circulação.

Considerando todos esses fatores, podemos identificar um pneu recauchutado prestando atenção às seguintes características:

  • Banda de rodagem e parte da lateral mais escura em relação às outras partes do pneu;
  • Sinais de colagem ou costura no flanco, bem na área de junção com a banda de rodagem;
  • A banda de rodagem também poderá estar fixada com materiais adesivos ou mesmo cimento. Portanto, sinais da presença desses materiais indicam que o pneu é recauchutado;
  • Há profissionais que, sabendo dos sinais que a fixação da nova banda de rodagem deixa, fazem um tipo de lixamento nas laterais. Esse polimento tem como objetivo disfarçar indícios de recauchutagem.

Prestar muita atenção a esses sinais garante uma compra mais segura. Em geral, os pneus recauchutados custam entre 25% e 30% menos que um pneu novo. Outro aspecto que deve ser considerado na hora da compra é na diferenciação junto a um outro tipo de pneu remanufaturado, o remold.

Enquanto o recauchutado tem apenas a sua banda de rodagem refeita, um remold recebe uma camada externa completamente nova. Ou seja, flanco (lateral), ombro, banda de rodagem e sulcos serão 100% reconstruídos num pneu remold.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...