Estes são os alimentos que não se deve guardar na geladeira

Se, na via das dúvidas, você coloca tudo na geladeira, saiba que pode estar estragando alguns alimentos com mais facilidade. Veja quais são eles.

É bastante comum associarmos o fato de alimentos fora da geladeira estarem propensos a estragarem com maior facilidade, principalmente durante os dias de maior calor. Entretanto, essa generalidade pode nos levar a cometer alguns erros na hora do armazenamento. Guardar na geladeira nem sempre é sinônimo de boa conservação.

Frutas

Dias quentes possivelmente te fazer sentir um pouco de desespero ao ver frutas de aspecto murcho e oxidadas em temperatura ambiente. E o que você faz? As coloca na geladeira. Veja quais são as frutas que devem ficar na fruteira, do lado de fora.

Como guardar alimentos corretamente na geladeira

Abacate

Assim como outros frutos, apenas coloque o abacate na geladeira se quiser que ele amadureça mais rápido. Se guarda-lo no refrigerados ainda verde, ele irá amadurecer muito rápido e ganhar um aspecto escuro e sem sabor.

Banana

Assim como acontece com o abacate, colocar a banana verde na geladeira fará com que ela amadureça ainda mais rápido. Portanto deixe que ela amadureça na fruteira e só então as coloque na geladeira, mas esteja preparado para uma fruta de aspecto mais pastoso e de casca dura.

Melões e Melancias

Enquanto não foram abertos, os antioxidantes naturais desses frutos são melhores estimulados se não estiverem na geladeira. Propriedades como o licopeno e o betacaroteno são bem resistentes à temperatura ambiente.

Depois de abertos, suas fatias podem ser guardadas na geladeira durante um curto período de tempo.

Tomate

Por dificilmente o associarmos a um fruto, é comum que continuemos guardando os tomates como um legume qualquer, na geladeira. O certo é colocá-lo junto aos seus “semelhantes” numa fruteira, e de cabeça para baixo.

Guardar a fruta na geladeira pode lhe tirar o sabor e ainda dar um aspecto farinhento ao tomate. No máximo, você ainda consegue aproveita-lo para fazer um molho.

Temperos

Seja para uma boa salada ou para integrar receitas mais elaboradas, os temperos precisam estar em suas melhores formas para que o sabor esperado seja extraído.

Manjericão

Saboroso e muito cheiroso, o manjericão é chegado num calor, portanto, não deve ser levado para a geladeira. O certo é cortar seus galhos na diagonal e manter sua conservação em um copo com água, trocando o conteúdo a cada dois dias. Mantenha o manjericão longe do sol e “encapuzado” com um saco plástico para manter sua umidade.

Pimenta

Difícil encontrar quem não goste de uma pimentinha. E pode passar a gostar ainda mais se souber que ela dura de dois a três anos fora da geladeira, se conservada em azeite ou vinagre.

Óleo e azeite

Falando em azeite, ele e seu companheiro óleo vegetal não precisam ir para a geladeira, pois senão poderão ficar espessos e com aspectos amanteigados. Seu armazenamento ideal é junto aos vinhos, com as garrafas na horizontal e em local escuro de temperatura amena.

Caso você os tenha posto na geladeira, quando for usar coloque o líquido por um tempo breve no micro-ondas para que volte ao normal.

10 alimentos que não precisam de data de validade

Tubérculos e Bulbos

Por fim, grandes aliados da nossa culinária como as cebolas, os alhos e as batatas também precisam de cuidados específicos – fora da geladeira.

Cebola

Se guardadas na geladeira, as cebolas podem apodrecer mais rapidamente. Seu armazenamento deve ser em um local fresco, seco, escuro e, preferencialmente, penduradas. Lembre-se de nunca colocar cebolas e batatas próximas, pois farão também com que as cebolas estraguem.

A geladeira entra em cena somente depois das cebolas cortadas e descascadas, em recipiente fechado.

Alho

Se permanecer em local seco e fresco, o alho pode durar dois meses ou até mais que isso fora da geladeira. Sob refrigeração eles podem mofar, emborrachar ou mesmo brotar ali dentro.

Após descascados, dá para guardar na geladeira em um recipiente fechado desde que você consiga consumi-los em um curto espaço de tempo.

Batata

Sejam elas inglesas, doces, ou outras, se colocadas na geladeira, estarão transformando amido em açúcar e também contribuindo para que seu sabor e textura sejam alterados. O ideal para esse alimento é coloca-las em um saco de papel (como sacos de pão, por exemplo) em uma dispensa.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...