6 passos para fazer as pazes com o seu trabalho

Se você está desmotivado e não consegue mais encontrar o que te faça feliz no trabalho, saiba o que fazer para reverter essa situação.

Nem todo mundo tem o privilégio de trabalhar com aquilo que ama, mas quando a monotonia passa a fazer conta da sua rotina, é possível adotar alguns passos para acender novamente a fagulha de motivação e encontrar no seu emprego algo para se levantar todas as manhãs com um sorriso no rosto.

5 hábitos para aumentar sua motivação no trabalho

1. Aprenda algo novo

O tédio pode ser instaurado no trabalho quando nós passamos a dominar aquilo que fomos designados a fazer, e não somos estimulados ou desafiados em uma base diária. Se você suspeita que isso é de certa forma um motivador para que você tenha perdido o entusiasmo no trabalho, explore as oportunidades par assumir novas responsabilidades ou aprender novas habilidades.

Dependendo da empresa em que está inserido, você também pode permanecer desempenhando o mesmo papel, mas ser alocado em uma outra equipe para um projeto específico durante um determinado período de tempo.

Nesse caso, considere perguntar ao seu chefe se há um departamento ou equipe com o qual você esteja interessado em trabalhar e se este lhe permitirá obter novas responsabilidades sem que precise mudar de cargo, por exemplo.

2. Faça pequenas mudanças

Às vezes, por menores que sejam, mudar pode ser uma ótima chance para ampliar sua visão sobre o trabalho. Vai dizer que você não ama menos o seu trabalho quando a mesa está suja ou bagunçada? Ou quando já fazem anos que você está sentado no mesmo local?

Adotar técnicas organizacionais ou até mesmo começando com uma limpeza na sua caixa de email podem fazer uma grande diferença para diminuir a fadiga que vem tomando conta de você no trabalho.

Você também pode pedir para se sentar em uma área diferente do escritório ou até mesmo mudar seu horário de trabalho. Entrar mais cedo ou sair mais tarde pode lhe dar uma outra perspectiva sobre as opções que você tem fora do horário laboral – mais tempo para se exercitar ou dedicar-se a passatempos pode ser uma boa ideia.

3. Faça intervalos

Geralmente passamos a odiar nosso trabalho principalmente quando estamos esgotados. E uma excelente maneira de resolver isso é tirando um tempo. Enquanto as férias não chegam, tire pequenos intervalos durante o dia para tomar um ar ou fazer um lanche. Enquanto isso, planeje o que fará durante seus 30 dias de férias e que realmente será efetivo para restabelecer suas energias.

4. Comece um negócio paralelo

Nada poderá te esclarecer mais se a grama é mesmo mais verde até você explorar outros interesses carreira através um negócio paralelo. Se você é apaixonado ou interessado em uma atividade paralela, pode ser complicado encontrar um equilíbrio, mas se feito corretamente pode oferecer uma ótima reflexão sobre suas prioridades profissionais.

Mantras que você deve repetir para alcançar o sucesso

5. Reflita sobre o seu “por quê”

É fácil ficar preso às minúcias o dia-a-dia e se esquecer da razão pela qual nos levantamos todas as manhãs para ir trabalhar. Muitos são os objetivos que contribuem para termos escolhido essa rotina de trabalho em que estamos, e também são muitos aqueles que nos fizeram sair do foco.

Para sair desse poço de desânimo, tente entrar em contato com os valores mais fundamentais do seu trabalho, para que ele se torne mais gratificante. Um bom começo é pensar que o seu trabalho é responsável por lhe conceder qualidade de vida e que também pode significar algo na vida de um outro alguém.

6. Faça mais o que você ama

Por mais desmotivado que você esteja, todos temos algo em nossos trabalhos que nos traz alegria; o truque é descobrir o que é isso – e fazer mais! Você adora redigir e organizar relatórios? Pode acreditar que existem muitas pessoas que adorariam entregar algumas planilhas nas tuas mãos.

Comunicar com o seu gerente sobre quais aspectos do seu trabalho você ama, e o que gostaria de fazer mais é uma parte essencial do aumento da satisfação profissional. Se, ao longo do tempo, você começar a descobrir que a maior parte do seu trabalho é fazer o que não gosta e está tendo dificuldades em se manter motivado, é hora de revisar o seu currículo e procurar algo novo.

Adaptado do artigo original em The Every Girl

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...