Passo a passo para deixar o farol do carro como novo e sem pagar pelo reparo

É só lembrar um pouquinho das aulas de Geometria para economizar alguns trocos e aprender a regular o farol do carro sozinho.

Você resolve descer a serra rumo ao litoral para curtir o fim-de-semana e, claro, equaciona se o carro está em condições para cair na estrada. E nesta equação, o farol é um fator muito importante, principalmente se for viajar à noite.

Como deve ser um farol do carro

faroldocarro

Um farol baixo ideal deve estar sempre regulado para apontar o chão, parte do carro da frente e as placas da direita e da esquerda da estrada, com uma interseção entre os raios de iluminação de cada farol do carro para que alcancem também o centro.

Se não estiver nas condições corretas de regulagem, ficará cada vez mais centralizado (abrangendo uma área menor para o motorista) ou dois raios de iluminação distantes, que dificultam a visibilidade no centro. O fato é que o farol do carro ou moto deve estar regulado de maneira a otimizar a visualização mais abrangente possível.

Regular o farol do carro custa cerca de R$ 15,00. O importante é não deixar de checar e fazê-las para evitar transtornos. Se você quer aprender a fazer sozinho para economizar e entender um pouco mais sobre como funciona, siga os passos abaixo. É hora de usar um pouco do que aprendeu em Física e Geometria analítica, finalmente!

Você vai precisar de:

  • Estar com os pneus calibrados numa superfície plana com uma parede à frente
  • Possibilidade de recuar ao menos 3 metros em linha reta
  • Giz de lousa;
  • Uma trena

1º Passo: Estacione o carro num local plano e o mais próximo possível de uma parede ou portão de sua casa deixando apenas uma pequena margem para poder fazer um risco na parede. Deverá começar por desenhar duas cruzes centradas em cada farol. Não seja tímido no tamanho, o giz sairá facilmente apenas com água.

2º Passo: Em seguida, recue com o seu carro sem mexer no volante por pelo menos 3 metros – 5 metros será o ideal para ser mais preciso. Por cada metro que recuou, deverá multiplicar por 5 cm, pois essa será a distância que deverá desenhar as próximas linhas. Caso tenha percorrido 5 metros, por exemplo, deverá medir 25 cm abaixo de cada cruz que desenhou anteriormente e traçar uma linha horizontal formando novas cruzes. São para estas que, ao acender os seus faróis, eles deverão apontar.

3º Passo: Caso estejam descalibrados, eles não estarão de acordo com as cruzes que você desenhou, e é assim que faz o teste para checar. Se observou que estão desregulados, agora é fácil ajustá-los: as segundas cruzes que você desenhou serão a sua referência.

4º Passo: Existem dois parafusos em cima dos faróis para fazer a regulagem – um equivale ao eixo vertical e o outro ao horizontal. Ligue os faróis e aperte os parafusos observando a projeção na parede até que o centro do farol esteja nos mesmos pontos da segunda cruz que desenhou.

Pronto! Já está com o farol do carro regulado, agora é só cair na estrada e curtir o fim-de-semana!

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