Extrato do INSS para Imposto de Renda: como emitir

Através do site da Previdência Social é possível emitir o extrato do INSS para Imposto de Renda. Confira o passo a passo e saiba como usar esse documento.

Desde 2016 os beneficiários da Previdência Social contam com uma nova ferramenta para facilitar a emissão de documentos. Agora é possível consultar extratos de pagamentos online sem necessidade de se dirigir a uma agência para ter acesso aos dados. Saiba para que serve o serviço e como conseguir o extrato do INSS para Imposto de Renda.

O que é o extrato do INSS para Imposto de Renda?

O extrato do INSS para Imposto de Renda é um documento com os rendimentos do beneficiário detalhados de forma clara e precisa. Os bancos geralmente disponibilizam para seus clientes o extrato de pagamento com informações resumidas, que podem não ser suficientes para quem deseja usar o documento para declarar o Imposto de Renda ou pedir um empréstimo, por exemplo.

O documento mostra o valor bruto, sem descontos, e também o valor líquido, com descontos, débitos de empréstimo consignado e descontos no Imposto de Renda, por exemplo.

Para que serve?

O extrato do INSS para Imposto de Renda serve para comprovar os rendimentos do beneficiário de maneira detalhada. Através dele é possível comprovar renda quando precisar de um financiamento ou empréstimo consignado, ou também conferir antecipadamente se ainda há margem consignável disponível para pegar crédito com o banco.

Através do serviço online também é possível consultar dados do beneficiário junto ao INSS, tais como vínculos empregatícios, contribuição para a previdência e simulação de tempo de contribuição para a aposentadoria.

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Extrato do INSS para Imposto de Renda online

Com o acesso ao extrato do INSS facilitado pela internet, o beneficiário tem condições de fazer a declaração à Receita Federal enquanto verifica o documento online.

Para ter acesso ao extrato do INSS para Imposto de Renda o beneficiário deve:

  • Acessar o site da Previdência Social
  • Indicar o número do benefício e o nome do beneficiário;
  • Indicar o CPF e a data de nascimento.

Uma senha de acesso será emitida, e para ter acesso a ela o beneficiário deverá retira-la em uma agência da Previdência Social por garantia de segurança. Só depois disso ele poderá fazer a consulta do extrato do INSS para Imposto de Renda.

Através do site da Previdência é possível também emitir o extrato do Imposto de Renda dos benefícios dos últimos nove anos. Após selecionar o ano de calendário que deseja consultar será gerado um relatório com comprovante de rendimentos pagos e Imposto de Renda retido na fonte.

Extrato em agências da previdência

Para consultar o extrato do INSS para Imposto de Renda o beneficiário deve estar em posse do cartão e da senha que usa para receber o benefício. Aposentados e pensionistas podem consultar o novo valor de seus benefícios com antecedência no extrato do banco. Em caso de dúvidas, é possível contatar a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

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