As mulheres, diferente dos homens, estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. Mas quem deseja servir o exército pode optar por entrar voluntariamente, como militares de carreira ou em vagas temporárias. Veja como entrar no exército brasileiro feminino.
Saiba como ingressar para o exército brasileiro feminino
As mulheres podem escolher entre realizar o alistamento militar feminino no Exercito, na aeronáutica ou marinha para participar do processo seletivo, mas o número de vagas femininas não é alto e por isso o processo de seleção
é muito disputado.
Entrar para o exército brasileiro feminino é uma opção para as mulheres que desejam ocupar cargos diversos em Organizações Militares (OM) de todo o Brasil. As mulheres, assim como os homens, estão aptas a participar de
promoções em condições de igualdade com a mesma instrução militar básica ministrada aos homens.
Alistamento militar
O alistamento militar feminino não é obrigatório, como no caso dos homens assim que completam 18 anos. Para entrar para o exército feminino as mulheres precisam ter também 18 anos, mais isso é feito de livre e espontânea vontade, onde elas podem servir temporariamente, são escolhidas por uma seleção feita nas Regiões Militares com um tempo já pré-determinado, ou fazer carreira militar através de concurso público.
A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:
- Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)
- Escola de Saúde do Exército (EsSEx)
- Instituto Militar de Engenharia (IME)
- Escola de Sargentos de Logística (EsSLog)
Requisitos para entrar no exército feminino
Para entrar no exército brasileiro feminino a mulher deve ser maior de 18 anos e saber que irá servir às forças armadas por tempo limitado, já pré-estabelecido. No caso de desejar seguir carreira, deverá prestar concurso público.
Os documentos para as mulheres que desejam se alistar são os mesmos que os dos homens:
- RG
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de residência
- Certidão de naturalização – para as mulheres naturalizadas;
- Duas fotos recentes e sem data 3×4
- Para as indígenas, um Registro de
Emancipação.
Toda essa documentação deve ser levada à uma junta militar mais próxima da sua residência.
Profissões que são proibidas para mulheres ao redor do mundo
Idade máxima para entrar no exército
O número de oportunidades para o Alistamento Militar Feminino é limitado. Portanto, as mulheres que desejam se tornar oficiais terão passar por um processo seletivo bastante rigoroso.
Qualquer modalidade da carreira militar avalia aspectos físicos, morais, culturais e psicológicos e não há idade limite para isso.
Patentes que as mulheres podem ter no Exército
Atualmente, no exército, as mulheres já alcançam o oficialato superior, no posto de tenente-coronel. No entanto, a grande maioria continua ocupando, como praça, a graduação de sargento e, como oficial, os postos de tenente,
capitão e major.