5 atitudes que te farão sentir mais leve após os exageros de fim de ano

Quem sabe que vai cometer os clássicos excessos no fim de ano pode conferir as dicas para não desanimar na dieta "do dia seguinte". 

Fim de ano é maravilhoso: feriados, Natal, Ano Novo, comida boa na companhia de parentes e amigos antigos que não vemos há muito tempo. Quem encara uma dieta durante esse período pode se sentir tentado a enfiar o pé na jaca, não é mesmo? Afinal, em tempos de felicidade e fartura, às vezes não nos damos conta da balança e cometemos alguns exageros que depois podem levar o projeto verão por água abaixo.

Comes e bebes… muitos!

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Antes de desistir do seu projeto verão, saiba que é possível aproveitar o fim de ano sem abandonar os seus planos. Basta saber compensar: se um dia exagerou, no outro pegue leve e mantenha-se na linha. Não é fácil. Mas quem disse que seria, não é mesmo? Confira as dicas e não se desespere.

1. A lei da compensação

Não é difícil sair da dieta, e não deve ser um martírio para quem segue uma, ver os pratos à mesa e ter que moderar. Mas também não deve ser um sacrifício voltar à linha assim que a semana começa. Se você conseguir retornar ao regime na semana após o Natal, vai poder comemorar o Ano Novo com a cabeça mais tranquila.Por outro lado, quem não parou um segundo e tirou férias nas festas, vai achar mais difícil retornar à dieta depois do Natal e poderá voltar com disciplina e força total assim que as festas acabarem. Mas é claro, se os exageros ocorrerem por 15 dias, você terá dado uns passos atrás que podem até te desmotivar a voltar.

Antes de se sentir desmotivado, por que não pensar no quanto aproveitou e foi feliz? Daí para a frente, é só voltar à dieta com força total! O que vale, sempre, é a lei da compensação. Exagerou? Os dias que seguem devem ser bem lights e acompanhados de saladas e peixinhos grelhados. Para quem vai à praia no fim do ano, nem vai ser tão difícil assim manter o cardápio em dia.

2. Mantenha a dieta durante as festas

Os jantares de final de ano têm fartura, mas geralmente têm também muitas opções light com saladas e verduras. Por que não aproveitar a época quente de todo fim do ano para comer essas comidinhas frescas com mais facilidade e aproveitar a noite inteira sem se sentir cheio ou culpado pela comilança? Vá em frente, encha o seu prato de salada, atum, tomate, cenoura. Para não deixar de comer os pratos típicos, prefira as versões assadas ou grelhadas e faça a festa!

3. Aproveite o verão para ser light

Não há melhor época para abusar de uma alimentação saudável, se refrescar e ainda assim rechear o prato de delícias sem sentir culpa nem se sentir prejudicado por isso. Aproveite tudo o que o verão tem a oferecer: água de coco, saladas, peixes, sucos naturais e muito mais. Você vai ver que é muito mais fácil fazer uma dieta no verão, e em movimento, do que no inverno.

4. Aproveite o verão para praticar um esporte

Queimar calorias no verão pode ser a peça-chave e motivação para encarar uma dieta, e não só isso. Aliar a alimentação saudável à prática regular de exercícios físicos não só garante o emagrecimento, como faz emagrecer com saúde. Por isso, depois das festas ou até mesmo durante as férias, por que não dar uma corrida na praia, nadar ou caminhar e curtir a estação mais gostosa do ano? O verão é a estação que mais nos motiva a não ficarmos parados. Vá lá, dê uma chance!

5. Faça uma promessa de Ano Novo

Todo mundo faz as resoluções para 2016, mas muitos não são honestos ou cobram demais das suas metas. Sendo honesto consigo mesmo, por que não estabelecer uma meta para o próximo ano e se sentir mais aliviado caso tenha cometido exageros no encerramento do ano anterior? O ano novo é uma folha em branco, prontinha para você escrever uma história nova. Prometa praticar um esporte ou ser menos sedentário, prometa manter a dieta ou uma alimentação saudável durante todo o ano. Com metas, funcionamos melhor. E não há data melhor para definir metas e objetivos do que o fim do ano.

 

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