Saiba tudo sobre estorno do cartão de crédito

Fez uma compra e quer cancelar ou percebeu valores indevidos em sua fatura? Saiba como fazer um estorno do cartão de crédito.

O estorno de compras do cartão de crédito pode ser feito por motivo de desistência, erro no valor ou quando há alguma compra indevida na fatura. Existem muitas dúvidas sobre como deve ser feito esse procedimento e qual o prazo para que as administradoras devolvam o crédito. Saiba mais como funciona o estorno do cartão de crédito.

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Prazo para desistência

O tempo para ocorrer o estorno do cartão de crédito é de sete dias úteis, no entanto, o prazo máximo pode ser de até duas faturas. Alguns estabelecimentos preferem devolver o valor em dinheiro para o cliente no momento do cancelamento da compra, mas esse procedimento não é feito com frequência.

Caso o estorno não seja feito até o dia do pagamento da fatura, é recomendado que você pague a fatura toda, mesmo com o valor indevido, pois ele será estornado e lançado como crédito na fatura seguinte, para que o débito seja suspenso.

Entretanto, se a compra não for estornada a tempo da fatura chegar e você não tiver dinheiro para efetuar o pagamento da compra indevida, a recomendação é que entre em contato direto com a administradora do cartão e veja se existe a possibilidade de suspender a compra direto com ela, mas saiba que a maioria dos bancos e financiadoras não disponibilizam esse procedimento.

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Como funciona

Se a compra foi efetuada e você quer cancelar no mesmo dia, o estorno do cartão de crédito pode ser solicitado diretamente com o lojista ou vendedor. É necessário pedir o comprovante ou algum documento para atestar o estorno. Se o estabelecimento se negar a fazer o estono, a solicitação pode ser feita direto com a administradora do cartão. O consumidor tem o direito assegurado de pedir o estorno do cartão de crédito pelo Decreto 6523, de 2008. Entretanto essa regra pode perder a validade se o serviço utilizado for comprovado como devido pela empresa contratada.

Regras

O Procon ressalta que o estorno de cartão de crédito para uma compra não autorizada é realizado somente depois que o consumidor pagar a fatura. Uma vez que a haverá dinheiro em forma de devolução, apenas em forma de créditos.

Porém, em casos de valores no cartão que o consumidor não reconhece, a orientação do Órgão é que esse valor não seja pago e que entre em contato com a administradora do cartão o mais rápido possível. Nesse caso a resposta deverá ser concluída em até cinco dias úteis e o estorno poderá ser feito nas faturas seguintes com o lançamento do crédito.

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