Por que estacionar na sombra ajuda a economizar combustível

Entenda os motivos que vão fazer com que você, mais do que nunca, procure um lugar à sombra ao estacionar seu veículo. A sombra também pode ser para todos!

Num país tropical e de verão escaldante como o Brasil, estacionar o carro à sombra é quase uma imposição. O hábito é consideravelmente arraigado entre os condutores brasileiros, que preferem uma sombra amena ao deixar o veículo estacionado.

No entanto, não é só para se ver livre do calor insuportável que manter o carro sempre na sombra é útil. Além de garantir temperaturas menos elevadas dentro do carro, parar longe do Sol pode ajudar a economizar combustível. Acompanhe o artigo até o final e entenda por que você pode e deve procurar a sombra quando for estacionar seu carro.

5 dicas para economizar combustível na cidade

O combustível evapora devagar

Antes de entendermos porque é tão importante procurar estacionar longe do Sol, vamos entender alguns princípios de termodinâmica. Existe um conceito que rege a evaporação de combustíveis, chamado Ponto de Fulgor ou Ponto de Evaporação. Trata-se da menor temperatura a que um líquido inflamável precisa ser exposto para começar a exalar vapores.

No caso dos combustíveis automotivos, Etanol e Gasolina (Diesel no Brasil, só para veículos de carga ou de transporte coletivo), seus respectivos Pontos de Fulgor são, em graus Celsius, 16,6º e 42,8º.

Portanto, em locais em que a temperatura é mais elevada, a evaporação, principalmente do Etanol, é bem mais rápida. Um estudo do Departamento de Geociências da Universidade de San Francisco concluiu que, após 30 minutos, a temperatura dentro de um carro aumenta em 80%. Significa que um carro com temperatura ambiente de 25ºC, após uma hora de exposição ao Sol, registrará 47,8ºC.

Portanto, ao estacionar, procure por vagas à sombra e, na falta dela, pelo menos um local onde o tanque de combustível fique virado contra o Sol.

Parte desse princípio também a recomendação para abastecer pela manhã. É nesse horário que o combustível apresenta-se com maior volume. Ou seja, entrará menos vapor e mais líquido no tanque do carro ao abastecer.

O ar condicionado é menos exigido

A menor evaporação do combustível já seria por si só um bom motivo para preferir a sombra ao estacionar. Mas, além de evitar o calor dentro do carro e poupar Etanol ou Gasolina, estacionar à sombra faz com que o ar condicionado seja menos exigido.

O princípio é bem simples: quanto mais quente estiver dentro do carro, mais forte o ar condicionado, logo, maior o consumo. Para evitar ligar o ar refrigerado no máximo, uma dica é esperar alguns minutos antes de entrar no carro. Ao entrar, manter os vidros abertos ajuda na ventilação, tornando o ar condicionado menos necessário.

Além do aspecto do calor excessivo, existe uma outra condição associada a ligar o ar condicionado no máximo depois de uma longa permanência ao Sol.

Os carros que consomem menos combustível

O risco do Benzeno

Existe uma toxina chamada Benzeno, que em dias quentes aumenta sua concentração no ar. Esta toxina é imediatamente aspirada pelo ar condicionado quando ele é ligado. Quanto mais forte for sua velocidade, mais Benzeno será aspirado e carreado para o interior do veículo.

Calcula-se que, num dia de temperatura normal, o ar dentro de um carro contenha entre 400 e 800 miligramas de Benzeno. Num dia ensolarado, essa concentração mais que dobra, passando para 2000 miligramas.

O Benzeno traz riscos à saúde em geral. Em pessoas com problemas respiratórios, a inalação da substância pode causar crises agudas. No curto prazo, alguns sintomas que podem surgir são tonturas e dor de cabeça. Também podem acontecer dores nos olhos, náusea e a própria irritação das vias aéreas.

Se inalado por períodos prolongados, o Benzeno pode até mesmo causar distúrbios reprodutivos em mulheres. Há experiências em laboratório, inclusive, que relatam a má formação de fetos por causa da exposição à substância.

Sendo assim, o melhor mesmo é procurar a sombra ao estacionar. Na falta dela, um ponto em que o Sol não incida diretamente sobre o tanque de combustível. A saúde agradece!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...