Julio Benck
Julio Benck
12 dez, 2017 - 17:37
escolher a moto de acordo com a estatura

Como escolher a moto de acordo com a estatura

Julio Benck

Baixinho, muito alto, pernas longas ou curtas… tem uma moto ideal para cada perfil? Veja como escolher a moto de acordo com a estatura.

O artigo continua após o anúncio

Se você é motociclista, talvez em algum momento já tenha se deparado com uma dúvida: devo escolher a moto de acordo com a estatura? Recentemente, o Imperial College de Londres realizou um estudo que aferiu a altura média em diversos países do mundo. De acordo com o estudo, o homem brasileiro tem, em média, 1,73 metros, e a mulher mede 1,60. A altura é um traço físico importante, já que em função dela escolhemos o que vestir, calçar e até com quem nos relacionamos.

Na hora de escolher um veículo não é diferente. A altura é um critério sempre considerado, principalmente para os que estão muito acima ou muito abaixo da média nacional. Quando se trata de um veículo sobre duas rodas, aí que a altura ganha ainda mais importância. Estamos falando de um meio de transporte em que o condutor está exposto o tempo todo.

Todo motociclista, antes de comprar sua moto, já ponderou se ela atendia ou não pessoas com a sua estatura.

É preciso escolher a moto de acordo com a estatura?

A rigor, não existe limitação em termos de altura para poder guiar uma moto. Todas as motos, em princípio, podem ser guiadas por qualquer pessoa. No entanto, para quem quer garantir uma posição de pilotagem mais confortável e que ambos os pés alcancem o chão quando estiver montado e parado na moto, o ideal é conferir a altura do assento.

Quando a altura do motociclista não é suficiente, ele deverá se apoiar em apenas um pé quando estiver parado, o que obviamente não é desejável. Para os baixinhos ou baixinhas, recomenda-se que consulte as medidas da moto antes de comprar. Assim, podem garantir que piloto e motocicleta serão perfeitamente compatíveis. É bastante útil para o piloto saber também as medidas de suas próprias pernas. Na ficha técnica da maior parte das motos constam altura do assento e distância entre eixos. Esta informação é importante para saber se o motociclista não terá dificuldades em alcançar o guidão.

De qualquer forma, as scooters são sempre garantia de conforto na pilotagem. São sempre muito procuradas por pessoas de estatura mais baixa. Pode não parecer, mas as esportivas também são indicadas, a Suzuki RF 600, por exemplo, pode ser perfeitamente pilotada por uma pessoa de apenas 1,53 metros.

Distâncias entre banco e solo das motos mais vendidas

Se a opção for por uma das motos mais vendidas do Brasil, aí vai a distância entre assento e o solo de cada uma delas:

  • Honda CG 150 Titan: 79,2 cm
  • Honda Biz: 75,3 cm
  • Honda NXR 160: 84,2 cm
  • Honda Pop: 74,9 cm
  • Yamaha YBR 125: 78 cm
  • Yamaha Fazer 150: 78,5 cm
  • Honda XRE 300: 86 cm
  • Honda CB Twister 250: 78,4 cm
  • Honda PCX 150: 76,1 cm
  • Shineray XY50: 77 cm

Motos indicadas para pessoas altas

Quem tem mais de 1,85 de altura pode se sentir confuso ao escolher uma moto, já que estaturas mais elevadas dificultam a pilotagem dos modelos menores, principalmente scooters. As pessoas altas também podem se sentir constrangidas em sair pelas ruas guiando uma moto aparentemente desproporcional a sua altura.

O artigo continua após o anúncio

A exceção para as scooters é a Dafra Citycom 300i, projetada justamente para pessoas na faixa de 1,90m e que tem seu assento projetado a 80 cm do solo. As esportivas, geralmente “apertadas” para os altos, têm um modelo especialmente projetado para eles, a Yamaha R1, que conta com distância entre eixos de 1,40m.

Uma dica para as pessoas mais altas é procurar sempre por motos cuja altura do assento esteja acima de 80 cm do solo, e distância entre eixos na faixa de 1,40m.