Abertas as inscrições bolsas de estudos da Erasmus Mundus

Quer estudar no exterior e ganhar uma bolsa de estudos? Conheça o programa Erasmus Mundus e quais são os critérios de seleção para as vagas oferecidas

A Erasmus Mundus, programa de cooperação e mobilidade do ensino europeu, está com inscrições abertas para o programa de bolsas até 31 de agosto. O programa visa incentivar os estudantes a desenvolverem seus estudos em outros países, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países terceiros na área do ensino superior.

Como se candidatar para a bolsa da Erasmus Mundus

A Erasmus Mundus oferece programas de bolsas para os cursos de mestrado e doutorado completos (Ação 1) e intercâmbios de curta-duração (Ação 2). Os valores das bolsas de estudos chegam até 1.500 euros por mês.

Para se candidatar a uma bolsa da Erasmus Mundus, os candidatos devem cumprir alguns requisitos solicitados no momento da candidatura. Eles são: nacional do Brasil; ter obtido um grau anterior por uma Instituição de Ensino Superior brasileira; não ter residido; vivido ou realizado a sua atividade principal (trabalho, estudo, etc.) num país europeu por mais de 12 meses (no momento de candidatura) nos últimos 5 anos.

Além disso, o estudante não pode ter usufruído no passado de uma bolsa Erasmus Mundus para o mesmo tipo de mobilidade, ter conhecimento suficiente da língua de ensino na instituição de acolhimento ou de Inglês; e estar inscrito num programa de doutorado numa Instituição de Ensino Superior brasileira.

Dá pra fazer intercâmbio com inglês básico?

É necessário realçar que, além destes critérios, podem existir outros definidos internamente por cada instituição parceira, os quais os candidatos devem confirmam com a pessoa de contato da instituição sobre os critérios para serem aceitos em específicos estabelecidos, tanto pela sua instituição de origem (quando aplicável) quanto pela instituição a qual querem se candidatar.

Universidades que aderiram ao programa

O candidato que solicitar uma bolsa da Erasmus Mundus poderá estudar nas seguintes instituições: UP Universidade do Porto e UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ambas em Portugal; UPV Universidad Politécnica de Valencia, na Espanha; UU Uppsala University, na Suécia; RTU Riga Technical University, na Letônia; TUD Technische Universität Dresden, na Alemanha, UNIROMA Università degli studi di Roma "La Sapienza", na Itália, UM Università ta' Malta, em Malta; UR Université de Rouen e ULILLE Université Lille, na França.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...