Entenda o que é crédito pessoal e como utilizá-lo

Existem diversos tipos de crédito pessoal. Entenda o que é e como funciona essa opção que serve para aliviar as dívidas e otimizar suas finanças

Janeiro costuma ser um mês atribulado na vida financeira da população. Os gastos com as festas de final de ano se somam às novas contas, como IPVA e IPTU, e o resultado é uma montanha de dívidas a pagar. Por isso, nesta época do ano é importante que as pessoas entendam o que é crédito pessoal e como consegui-lo junto às instituições financeiras. Existem diversos tipos de empréstimos pessoais que podem ser concedidos para aliviar as dívidas. Cabe ao consumidor pesquisar e descobrir aquele que se encaixa melhor nas suas necessidades. 

Tipos de crédito pessoal

Crédito Consignado

Ótima opção de crédito pessoal para aposentados e pensionistas, esse tipo de crédito pessoal tem taxas de juros mínimas, cerca de 2% ao mês. O consumidor que está com dívidas em uma linha de crédito mais cara pode pedir o empréstimo consignado e quitar a dívida antiga à vista, substituindo uma pela outra.

Empréstimo Pessoal

Com taxa média mensal de 3,02%, o empréstimo pessoal oferecido pelos bancos é a alternativa para quem não tem acesso ao consignado. Se o consumidor conseguir acessar linhas específicas, como a de antecipação do 13º salário e de restituição do Imposto de Renda, a taxa pode ser ainda menor. Nesses casos, o financiamento estará vinculado ao pagamento do benefício: o desconto é feito automaticamente após o recebimento por parte do consumidor.

Em situações extremas, porém, pode não ser possível esperar o crédito ser aprovado pelo banco. Aí o cheque especial entra em cena, ainda que com parcimônia.

Cheque Especial

As altas taxas de juros do cheque especial o tornam a última alternativa dentro do crédito pessoal. Em média, são cobrados 8% ao mês. Ainda sim, é uma opção para aqueles que precisam de dinheiro com urgência.

Crédito Rotativo do Cartão de Crédito

As taxas de juros altíssimas, cerca de 9% mensais, fazem a modalidade ser repudiada por especialistas em finanças pessoais. Prefira sempre usar o cheque especial ao crédito rotativo do cartão de crédito. O rotativo é acionado quando o consumidor não paga a fatura integralmente.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...