Entenda como é feita uma consultoria SEO
A consultoria SEO (Search Engine Optimization) é responsável por ajudar as empresas a aumentarem seu tráfego na internet através de busca orgânica. Também ajuda a elevar sua autoridade nos mecanismos de busca, como o Google. Porém, esse é um tema que gera bastante dúvidas no marketing digital, especialmente por gestores que querem potencializar seu site, mas não sabem por onde começar.
De fato, é fundamental fazer esforço para se destacar na busca orgânica, visto que ela está cada vez mais importante, possui maior confiança do consumidor e responde por boa parte do tráfego. Uma boa consultoria de SEO ainda é capaz de prevenir punições pelo buscador, uma prática que se tornou frequente com as atualizações do algoritmo.
Afinal, o que é uma consultoria SEO?
Como deu para ter uma ideia, a consultoria SEO consiste na prestação de serviços de otimização de sites para mecanismos de busca. O trabalho se dá, principalmente, a uma atividade consultiva mesmo, sem “mão na massa”. Porém, muitas agências já realizam o planejamento e a execução do processo.
Etapas do serviço
O escopo de uma consultoria varia de acordo com cada empresa e, claro, com o orçamento e com as prioridades do negócio avaliado. Mas, comumente, as seguintes etapas são envolvidas:
- Análise de mercado e concorrentes;
- Análise e auditoria técnica;
- Análise de performance;
- Planejamento estratégico.
Caso a agência de marketing digital faça, também, a parte prática, tais passos são dados:
- Implementação de melhorias técnicas;
- Criação de conteúdo;
- Link Building;
- Gestão de performance.
Papel da busca orgânica no funil de vendas
Antes de contratar uma consultoria de SEO, é importante que os negócios com presença online saibam exatamente qual o papel do tráfego orgânico em sua estratégia. Ou até mesmo realizar um benchmark para identificar como os seus concorrentes têm agido. Isso porque o funil de vendas digitais está ficando complexo e conhecer o papel de cada mídia é interessante.
Chamamos de busca orgânica todos os resultados de pesquisa que não são anúncios pagos. Em certos casos, a busca orgânica é a mídia de conversão. Já em outros, tem a finalidade de gerar awareness e consideração. Nesse contexto, é válido saber que 93% do tráfego da internet provém do Google e que os internautas, geralmente, preferem acessar links que são selecionados de forma orgânica ao invés de link patrocinado. Para se destacar no meio, o SEO é crucial.
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