Você sabe como funciona o trabalho de uma consultoria SEO? Acompanhe a leitura e confira as principais etapas do processo.

Entenda como é feita uma consultoria SEO

Read Time:1 Minute, 58 Second

A consultoria SEO (Search Engine Optimization) é responsável por ajudar as empresas a aumentarem seu tráfego na internet através de busca orgânica. Também ajuda a elevar sua autoridade nos mecanismos de busca, como o Google. Porém, esse é um tema que gera bastante dúvidas no marketing digital, especialmente por gestores que querem potencializar seu site, mas não sabem por onde começar.

De fato, é fundamental fazer esforço para se destacar na busca orgânica, visto que ela está cada vez mais importante, possui maior confiança do consumidor e responde por boa parte do tráfego. Uma boa consultoria de SEO ainda é capaz de prevenir punições pelo buscador, uma prática que se tornou frequente com as atualizações do algoritmo.

Afinal, o que é uma consultoria SEO? 

Como deu para ter uma ideia, a consultoria SEO consiste na prestação de serviços de otimização de sites para mecanismos de busca. O trabalho se dá, principalmente, a uma atividade consultiva mesmo, sem “mão na massa”. Porém, muitas agências já realizam o planejamento e a execução do processo.

Etapas do serviço

O escopo de uma consultoria varia de acordo com cada empresa e, claro, com o orçamento e com as prioridades do negócio avaliado. Mas, comumente, as seguintes etapas são envolvidas:

  • Análise de mercado e concorrentes;
  • Análise e auditoria técnica;
  • Análise de performance;
  • Planejamento estratégico.

Caso a agência de marketing digital faça, também, a parte prática, tais passos são dados:

  • Implementação de melhorias técnicas;
  • Criação de conteúdo;
  • Link Building;
  • Gestão de performance.

Papel da busca orgânica no funil de vendas

Antes de contratar uma consultoria de SEO, é importante que os negócios com presença online saibam exatamente qual o papel do tráfego orgânico em sua estratégia. Ou até mesmo realizar um benchmark para identificar como os seus concorrentes têm agido. Isso porque o funil de vendas digitais está ficando complexo e conhecer o papel de cada mídia é interessante.

Chamamos de busca orgânica todos os resultados de pesquisa que não são anúncios pagos. Em certos casos, a busca orgânica é a mídia de conversão. Já  em outros, tem a finalidade de gerar awareness e consideração. Nesse contexto, é válido saber que 93% do tráfego da internet provém do Google e que os internautas, geralmente, preferem acessar links que são selecionados de forma orgânica ao invés de link patrocinado. Para se destacar no meio, o SEO é crucial.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O SEO é uma excelente forma de destacar sua marca no ambiente digital. Veja técnicas básicas e poderosas que ajudam. Previous post Técnicas poderosas para melhorar o SEO da Universidade
Com tantas informações que temos hoje em dia, é comum que surjam mitos até envolvendo as técnicas de SEO. Confira. Next post SEO: mitos sobre o ranqueamento de sites