Empreendedorismo e Inovação: saiba o que é startup

Uma ideia na cabeça, capacidade de implementação e algum dinheiro. É assim que começam muitas startups de sucesso que podem virar grandes negócios lucrativos com pouco investimento. Entenda o que é startup!

Embora o conceito de startup pareça definir também o espírito do empreendedorismo, nem toda empresa é uma startup. De acordo com os especialistas, há alguns aspectos que definem o que é uma startup. Na verdade, a palavra startup começou a ser usada para se referir à fase inicial de uma empresa, começá-la e colocá-la em funcionamento, mas nem toda nova empresa é startup.

 

Afinal, o que é uma startup?

O termo startup começou a ser usado no Brasil no ano 2000, com a bolha ponto-com, período em que o empreendedorismo na internet fez proliferararem as lojas online. Mas uma startup não é exclusivamente uma empresa online. O que acontece é que criar um negócio online é mais barato e mais fácil de expandir o que fez com que as startups encontrassem no ambiente virtual um terreno fértil. Mas claro, com todas as incertezas que este tipo de negócio envolve.

 

Uma startup se refere a um grupo de pessoas que têm uma proposta de negócio diferente, inovador, e que pode (ou não) gerar dinheiro. Uma startup está na base do empreendedorismo de risco: por ser baseada num projeto novo, não é possível saber se a startup pode se tornar sustentável e se desenvolver. 

 

Já pensou em criar um negócio online? Veja como criar um site pode ser barato.

 

Outro aspecto que diferencia uma startup de outras novas empresas que entram no mercado é que a startup, no geral, tem um baixo capital inicial e baixo custo de manutenção e pode conseguir gerar lucros e crescer rapidamente. O projeto de negócio de uma startup é pensado de modo que a receita da empresa cresça mais rapidamente que os custos, sem ser preciso mudar o modelo do negócio.

 

Mas não é porque uma empresa nasce como startup que será sempre uma startup. Depois que a startup mostra-se sustentável e rentável, entra num novo nível de investimento para se tornar, efetivamente, uma empresa lucrativa. 

 

Conheça algumas startups de sucesso na internet

Hoje, a internet é o espaço oficial de desenvolvimento das startups. Uma prova disso é que os grandes negócios que começaram como startups surgiram na internet, como é o caso do sistema de monetização dos motores de busca usado pelo Google e Bing, por exemplo, ou a quantidade gigantesca de aplicativos para smartphones.

 

Os sites de compras coletivas como o Peixe Urbano ou Groupon são outros bons exemplos de startup de sucesso. O negócio destes sites baseia-se basicamente em criar uma plataforma de promoções, que não vende nada além de descontos em serviços e produtos. Para a startup funcionar, foi preciso, além da ideia, da adesão de outras empresas interessadas em aumentar o fluxo de caixa e tornar as marcas conhecidas.

 

O Yelp é outra startup de sucesso no mundo e que também chegou ao mercado brasileiro. O Yelp é um site de de recomendação e opinião de restaurantes, entretenimento e serviços presente em vários países.

 

A Fashion Me é outra startup brasileira de sucesso na internet, e acabou se tornando uma rede social. O site é dedicado à moda e foi criado quase como um hobby por dois brasileiros para as suas esposas. Em 2012, o Fashion Me entrou para lista americana dos 100 negócios mais criativos do mundo.

 

Quer saber mais sobre empreendedorismo e ideias de negócios lucrativos com pouco investimento? Acompanhe os artigos e dicas do Hintigo.

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...