Em 2022, vale mais a pena ser PJ ou CLT?
Em 2022 existem diversas modalidades de contratação de trabalho, porém as principais são PJ ou CLT. Por serem tão comuns, elas levantam uma questão entre os trabalhadores, qual das duas é capaz de promover mais vantagens em 2022?
Continue a leitura e descubra o que é cada uma dessas modalidades e qual é mais vantajosa no ano de 2022.
Regime CLT
O regime CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, ele é gerido pelas leis trabalhistas e o vínculo é estabelecido no momento em que a carteira de trabalho é assinada.
Nessa modalidade de trabalho, diferentemente da contratação PJ, o trabalhador possui diversos direitos garantidos pelas leis trabalhistas presentes na Constituição Federal.
Algumas das principais vantagens desse regime incluem estabilidade financeira, carteira assinada e benefícios como: férias remuneradas, décimo terceiro, INSS, FGTS, seguro desemprego e outros. No entanto, esses benefícios são descontados diretamente do salário do trabalhador.
Regime PJ
O prestador de serviços PJ possui direitos e benefícios diferentes dos contratados no regime CLT. Esse regime estabelece uma relação entre o trabalhador e a empresa a partir de um contrato estabelecido de acordo com as leis criadas para os PJ ou Pessoas Jurídicas.
As principais vantagens dessa modalidade de contratação é o autogerenciamento e o fato de não terem benefícios descontados no salário. Além disso, trabalhadores que optam por esse regime podem prestar serviços para mais de uma empresa, basta emitir Nota Fiscal e abrir uma conta PJ.
Qual dos dois regimes são mais vantajosos?
Como dito anteriormente, os regimes CLT e PJ são os mais comuns no ano de 2022, embora existam outros como a contratação cooperativa. Sabendo as principais diferenças entre as duas modalidades, qual seria a mais vantajosa atualmente?
Bom, essa resposta dependerá do objetivo de cada trabalhador. Aqueles que preferem se manter em uma empresa e ter direito a muitos benefícios assegurados por lei, o regime CLT é a melhor opção.
Porém, para aqueles trabalhadores que buscam realizar diversos serviços, ter mais autonomia de seu salário e flexibilidade de horários, o regime PJ ou até mesmo trabalhar em cooperativas em São Paulo.
Average Rating