Economia brasileira entre as 10 maiores do mundo

A economia brasileira está atingindo patamares nunca vistos antes por um país da América do Sul no cenário mundial, além de se posicionar como uma das forças do grupo de países emergentes.

O Brasil impõe-se cada vez mais no cenário mundial, e hoje a economia brasileira atinge um lugar de destaque, que em anos anteriores eram reservados apenas aos países mais ricos e poderosos que sempre foram os responsáveis por influenciar a economia mundial.

 

Entretanto nos últimos anos, esse quadro vêm se alterando e países que anteriormente não faziam parte deste seleto grupo acabam por ganhar cada vez mais destaque na economia mundial, seja pela competência de políticas econômicas dos países emergentes, da estagnação dos países emergentes ou simplesmente da consequência da crise que ainda atinge a Europa.

 

A economia brasileira possui uma postura forte e sólida que acaba por ser a responsável por colocar o país no 6º lugar do ranking das maiores economias do mundo, ultrapassando o Reino Unido, e mantendo-se atrás de outras sólidas economias como França, Alemanha, Japão, China e EUA.

 

Esta avaliação é baseada nos últimos PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Realizando uma análise maisdetalhada destes dados é possível identificar que o Brasil já responde por metade da economia da América do Sul. Outro dado interessante é de que apenas o estado de São Paulo seria capaz de atingir a 22ª economia mundial e o estado do Rio de Janeiro a 36ª na qual hoje são ocupados respectivamente por Polônia e Cingapura.

 

Os principais fatores que fazem que a economia brasileira atinja esta posição, está a produção e exportação de mercadorias de diversos tipos, como agrícolas, manufaturados e principalmente commodities minerais.

 

 

RANKING DAS 10 MAIORES ECONOMIAS MUNDIAIS

 

1 º Lugar – EUA – U$16.237 Trilhões.

2 º Lugar – China – U$9.020 Trilhões.

3 º Lugar – Japão – U$5.149 Trilhões.

4 º Lugar – Alemanha – U$3.597 Trilhões.

5 º Lugar – França – U$2.739 Trilhões.

6 º Lugar – Brasil – U$2.456 Trilhões.

7 º Lugar – Reino Unido – U$2.422 Trilhões.

8 º Lugar – Rússia – U$2.213 Trilhões.

9 º Lugar – Itália – U$2.076 Trilhões.

10 º Lugar – Índia – U$1.972 Trilhão.

 

*Os valores são estimativas realizadas para o PIB de 2013

 

 

Leia também » Custo de vida: O preço do aumento da economia brasileira.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...