DOC ou TED: entenda a diferença e como fazer cada tipo de transação

DOC ou TED são tipos de transações bancárias que permitem transferir recursos entre contas de diferentes bancos. Veja quando e como utilizar cada um.

 

DOC e TED são transações bancárias utilizadas para fazer transferências entre bancos diferentes. Ambos tem a mesma finalidade, o que os diferencia é o tempo de compensação e os valores mínimos e máximos permitidos em cada trasação.

Diferença entre DOC e TED

A principal diferença entre DOC e TED são os valores. Enquanto o DOC limita o valor máximo, o TED não exige valor mínimo e não existe valor máximo para a transação. Outra diferença a considerar é o tempo de compensação. No caso do DOC o tempo para que a transferência seja concluída é de até 48hrs. Para o TED o tempo de compensação é quase imediato, portanto, o dinheiro fica disponível no mesmo dia.

É importante saber que as transferências para contas poupança normalmente são feitas via TED, já quem nem todos os bancos aceitam fazer DOC para este tipo de conta.

Transferência por DOC ou TED: veja qual é mais vantajosa

Quando utilizar DOC e TED

DOC 

Significa Documento de Ordem de Crédito e não estipula valor mínimo, mas o valor máximo que se pode transferir é R$ 4.499,99. Utilize o DOC quando:

  • Pretender transferir dinheiro para conta de outro banco.
  • O valor a transferir é baixo, já que o DOC determina limite máximo de valor da transação.
  • Se não precisar que o valor fique disponível no mesmo dia.

TED

É a sigla para Transferência Eletrônica Disponível e é usado para transferênciassem limites (mínimos e máximos) uma vez que, a partir de Janeiro de 2016, ficou determinado que não existirá mais valor mínimo para esta transação. Utilize o TED quando:

  • Pretender transferir dinheiro para conta de outro banco.
  • O valor a transferir for superior ao limite máximo do DOC.
  • Se precisar que o dinheiro fique disponível no mesmo dia.

Quando os valores permitem utilizar tanto uma modalidade como a outra, o melhor é consultar o seu banco relativamente às taxas cobradas em cada situação, além de considerar a diferença do tempo de compensação do DOC e TED.

Veja como fazer transferências entre bancos diferentes

Taxas para DOC e TED

Cada instituição bancária tem liberdade para determinar o valor das taxas que cobram pela transferência, isso porque o Banco Central não estipula os valores das transações.

Tendo isso em conta, o melhor é optar por fazer o DOC e TED em caixas eletrônicos ou via Internet Banking, já que as taxas costumam ser mais altas quando se opta pelo atendimento presencial nas agências.
 

Como fazer cada tipo de transação

Tanto o DOC, como o TED são operações bancárias passíveis de serem feitas pela própria pessoa via Internet Banking ou em caixas eletrônicos. No entanto, há quem prefira fazer a transferência presencialmente numa agência do seu banco, o que também é possível.

Independentemente da forma de transferência, será preciso facultar estes dados para conseguir fazer transferências de DOC e TED:

  • Nome completo do beneficiário (pessoa ou instituição que irá receber o valor transferido). 
  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). 
  • Dados bancários do beneficiário ( banco, agência e conta) e o tipo de conta (poupança ou corrente).

Atenção! Não é possível fazer DOC ou TED nos finais de semana. Assim, mesmo que você faça a transação no fim de semana, terá de agendar para o próximo dia útil.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...