Muitas pessoas acreditam que a dívida com cartão de crédito caduca, ou deixa de existir, após o período de cinco anos. Essa afirmação não é verdade. O que acontece é que a dívida prescreve, ou seja, acaba o direito de cobrança sobre o valor em questão, mas a dívida não deixa de existir. Entenda melhor
Dívida com cartão de crédito caduca?
Não é todo tipo de dívida que prescreve em cindo anos, algumas são com um ano e outras podem levar até dez anos. Porém, grande parte das dívidas do dia a dia, como a dos cartões de crédito, possuem o período legal de cinco anos.
Quais as implicações?
Além do incômodo de constantes cobranças por parte da instituição financeira e aumento da dívida devido às taxas de juros, o que acontece antes que a dívida com cartão de crédito prescreva é o nome sujo em órgãos tipo SPC e Serasa. Em caso de valores elevados, a empresa também pode entrar com uma ação judicial para requerer o pagamento desta dívida.
Veja qual o prazo para prescrição de diferentes tipos de dívidas
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando o nome da pessoa é registrado no cadastro do SPC ou Serasa, ele é limpo após o período de cinco anos. Mas preste atenção, isto não significa que a dívida com cartão de crédito deixe de existir, apenas o seu nome (CPF) volta a estar limpo. O que também não impede que a empresa continue em contato para cobrar o valor devido.
O que fazer diante da situação?
Agora que você já sabe que a dívida com cartão de crédito não caduca, uma das ações que você pode ter é tentar negociar com a instituição um valor e prazo de pagamento sem que seja necessário ações judiciais. Em muitos casos os juros cobrados em dívidas são abusivos e podem gerar uma conta altíssima a ser paga.
A dica é tentar negocia-la e quitar esse valor da melhor maneira possível. Ter uma dívida de cartão de crédito ativa pode atrapalhar no futuro, caso precise de novos serviços com a instituição financeira em questão.
Veja como fazer um cartão de crédito Visa sem anuidade
Mesmo com dívida prescrita é possível ver o histórico de inadimplência?
De acordo com a consultoria Money Guru, que questionou algumas das maiores instituições financeiras do país, existe um histórico de inadimplência que não é público (como SPC e Serasa), independente se a dívida com cartão de crédito tiver prescrito.