Direito: conheça as áreas de especialização

Direito: conheça as áreas de especialização

Read Time:2 Minute, 41 Second

Direito: conheça as áreas de especialização

Extremamente amplo, o curso de direito é conhecido por suas diferentes áreas de atuação e especialização.Permitindo que seus futuros alunos especializem-se em uma ou mais vertentes relacionadas a seu curso escolhido.

A título de informação, ou para auxiliar novos graduandos a escolher e explorar algumas das possibilidades, listamos algumas das principais áreas do direito e suas respectivas competências. Confira!

Direito Civil

Sendo ela a maior vertente do direito brasileiro, na advocacia civil, o profissional atuará defendendo diretamente os interesses do cidadão comum, bem como suas necessidades relacionadas ao ambiente jurídico. 

Entre as competências relacionadas ao advogado civil, estão as questões relacionadas à família e sucessões, questões ligadas a bens, obrigações como pessoa física e itens de responsabilidade civil. Em suma, o formando na graduação em direito atuará defendendo os interesses de pessoas comuns, auxiliando em suas questões pessoais nas quais são exigidos contatos com a lei.

Direito Contratual, Empresarial e Tributário

“Primos”, as três áreas do direito assemelham-se por suas características e locais de atuação, os quais se aproximam e estão, na maioria das vezes, relacionados ao ambiente empresarial.

Como sugere seu nome, o direito contratual diz respeito a área dos contratos, sejam eles envolvendo pessoas físicas e jurídicas, um quadro de sócios em questão ou qualquer relação que exija a existência de um plano contratual.

Já o direito empresarial, como também sugere seu nome, diz respeito a toda relação que envolva situações ou movimentações empresariais, na qual o advogado (em alguns casos) trabalha junto com a equipe de administração da empresa, atuando em todo planejamento e competências jurídicas da empresa.

Em relação ao direito tributário, o advogado atuará desempenhando uma função complementar ao profissional graduado em ciências contábeis, sendo sua responsabilidade auxiliar seu cliente em toda questão que envolve taxas, obrigações tributárias e questões fiscais. 

Evitando problemas em relação a esse setor e auxiliando-o a melhor gerir suas responsabilidades relacionadas a esse aspecto.

Direito Penal

Conhecido por dizer respeito a toda área que envolve crimes, o direito penal tem por competência a atuação do profissional formado no curso de graduação na defesa ou acusação de pessoas, visando promover sanções justas e atuar ativamente junto ao setor criminal.

Entre suas atribuições, o profissional poderá defender ou condenar pessoas físicas, empresas ou qualquer situação na qual haja uma situação criminosa relacionada, em prol de sua solução justa.

Direito Trabalhista

Toda relação que envolve empregado e empregador (a qual faz-se a necessidade de acompanhamento judicial) é acompanhada pelo profissional de direito trabalhista.

Sua função é lutar em prol dos direitos de trabalhadores e funcionários, prezando pelo respeito à CLT e lutando contra injustiças relacionadas ao setor trabalhista e suas ramificações.

Profissão nobre e atuação plural

Além das citadas, existem algumas outras áreas do direito nas quais a organização e o respeito devem ser mandatórios e os envolvidos precisam prezar sempre pela justiça, seja ela a favor ou contra qualquer indivíduo. Expostas as áreas, esperamos que as diferenças entre as áreas tenham ficado mais claras e que caso você seja aluno matriculado no curso de bacharelado em direito, aproveite-as para te auxiliar a escolher qual área seguir, de acordo com sua familiaridade e preferências.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Arquitetura ou Design de Interiores: conheça as diferenças entre as áreas Previous post Arquitetura ou Design de Interiores: conheça as diferenças entre as áreas
Next post Vale a pena fazer pós-graduação em Direito EaD?