Por que você não deve colocar o seu dinheiro na poupança

Antes de colocar as suas reservas na poupança, entenda que há outras aplicações que podem render mais. Entenda como fazer o seu dinheiro render mais. 

A poupança ainda é o meio mais popular no Brasil quando se pensa em aplicar a reserva financeira. Os outros tipos de aplicações e investimentos parecem confusos e pouco seguros, e a poupança acaba sendo a primeira opção dos brasileiros quando querem guardar dinheiro. Porém, colocar as economias mensais na poupança será, quase que invariavelmente, a opção menos rentável a longo prazo.

No começo de 2017, cerca de R$ 12,4 bilhões foram sacados ou tranferidos das poupanças brasileiras. Os resgates são estimulados não só pelo baixo nível da atividade econômica, mas também pelo baixo rendimento frente a outras aplicações financeiras. Vamos explicar aqui alguns motivos para que você procure outro investimento e faça seu dinheiro trabalhar para você.

Como pagar dívidas altas ganhando pouco

RENDIMENTO DIÁRIO

Esse é um dos grandes motivos que confirma a ideia de que você não deve colocar o seu dinheiro na poupança: ela só rende a cada 30 dias de dinheiro aplicado, enquanto outros investimentos rendem diariamente. Se você colocar seu dinheiro na poupança e, por algum motivo, precisar sacá-lo em 15 dias, ele não terá rendido absolutamente nada.

PERDE PARA A INFLAÇÃO

A poupança não protege seu dinheiro contra a inflação, ou seja, não gera um rendimento efetivo. Apesar da praticidade dela, seu rendimento atual é de apenas 8,4% ao ano, bem abaixo dos juros de 13,75% ao ano, que balizam os investimentos de renda fixa do mercado.

Por exemplo, em 2016 a inflação, medida pelo IPCA, ficou em 10,67%, a rentabilidade da caderneta de poupança ficou em 8,07%. Traduzindo: quem aplica na poupança perde o poder de compra do seu dinheiro, e em tempos de crise é urgente que isso mude.

EXISTEM INVESTIMENTOS MELHORES

Com seu dinheiro rendendo mais e um bom planejamento financeiro você pode conseguir estabilidade, planejar aquela viagem dos sonhos, trocar de carro ou realizar outras conquistas. Por isso, indicamos que você conheça outras formas de investir seu dinheiro.

Você não pode fazer investimentos arriscados na bolsa de valores, por exemplo, para garantir rendimentos. Hoje existem opções muito seguras e rentáveis no mercado.

O melhor é que você faça uma boa pesquisa e entenda qual o seu perfil de investidor. A partir daí, você pode abrir uma conta em alguma corretora – existem algumas que não cobram taxas para pequenos investidores – ou pode ir até o seu banco e começar a investir por ele mesmo.

Como ganhar dinheiro na bolsa com pouco investimento

A renda fixa, por exemplo, é uma boa alternativa e que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Nela, você empresta dinheiro para um banco, empresa ou governo por um período pré-definido. Porém, você recebe uma valorização pré-estabelecida do valor, normalmente baseada na taxa básica de juros (Selic).

Apesar da poupança não ser o melhor investimento, ela é a forma pelo qual muitas pessoas criam o hábito de guardar dinheiro, o que é bom, e, além disso, ela é isenta de taxas. Portando, se você guardou suas economias nela até hoje, não tem problema. O importante, para começar, é ter uma reserva. 

Então, agora que já foi entendido os motivos pelos quais você não deve colocar o seu dinheiro na poupança, é hora de investir seu dinheiro sem medo.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...