4 dicas para ser um empreendedor de sucesso

Ter um negócio próprio ou ser chefe não são sinônimos de boa liderança, é importante ser diferente

Ser dono de um negócio ou um chefe não significa necessariamente ser um empreendedor ou sinônimo de sucesso. Empreendedor, segundo definição do dicionário Michaelis, é aquele que “se aventura à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado”. Sendo assim, empreendedor é aquele que tem um fator que o diferencia da maioria, não bastando ter um cargo de importância.

Veja algumas características necessárias para ser um empreendedor: 

1. Ter iniciativa

Ser pró-ativo não é apenas uma mais-valia, mas necessário para quem quer ser um empreendedor. É preciso estar um passo a frente das obrigações, buscar estar sempre fora da zona de conforto e correr alguns riscos, quando preciso. O fato do negócio ir bem também não serve de desculpa para ficar acomodado. Ambicionar crescer mais, se planejar e procurar novas oportunidades de negócio devem ser ações constantes.  
 

2. Se manter atualizado

O sucesso de um negócio ou no desempenho de um cargo de responsabilidade depende da capacidade de avaliar o ambiente e recolher o máximo de dados úteis sobre o mercado que atua, a fim de dominar o assunto. Como todos os setores da economia passam por mudanças frequentes e, por vezes, frenéticas, não é possível ser um empreendedor se deixar de estudar o que se faz ou as notícias que afetam o mercado em que se trabalha. É preciso estar a par das mudanças e tendências e a partir disso planejar os próximos passos. 

3. Perseverança

Não são todos que já nascem com uma capacidade nata para empreender, mas é possível desenvolver essas características com muito empenho, lembrando que os resultados nem sempre aparecem da noite para o dia. Não desistir quando os planos não saírem como previsto é essencial, aprender com as falhas e se inspirar em casos de sucesso também faz parte do percurso. 

4. Contatos

Muito se diz que não é preciso saber fazer de tudo, mas conhecer quem saiba. Manter uma network ao longo da carreira profissional é essencial. Feiras, conferências e outros eventos que englobem a área de trabalho devem estar na agenda de quem quer se tornar um empreendedor e um líder de sucesso. Saber ouvir outras experiências e pontos de vista nestes encontros e agregar o que for bom para o negócio pode ser o segredo para manter a mente fresca e cheia de novas ideias. 

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...