Dicas para comprar carro usado

Para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo, os carros usados e semi novos são boas alternativas. Confira algumas dicas para comprar carro usado e fazer um bom negócio.

A primeira coisa que você precisa saber, caso esteja pensando em comprar um carro usado, é que se considera usado aquele veículo que tem mais de 3 anos de fabricação e de uso; se tiver menos de 3 anos é considerado um semi novo.

Mas quando você decide comprar um carro usado, não significa que esteja comprando um carro velho. Confira algumas dicas para comprar carro usado e fazer um bom negócio.

Não caia nos truques para vender carros usados

Dicas para comprar carro usado

Comprar um carro usado em bom estado pode ser um desafio, pois as aparências podem enganar e é muito fácil levar gato por lebre. Veja as dicas para não errar na compra.

1. Por fora: pintura e funilaria do carro usado

Sabe aquela expressão por fora bela viola, por dentro pão bolorento? É o que pode acontecer na compra de um carro usado. Por isso, a primeira dica para comprar carro usado é descobrir se ele já foi batido.

O principal problema de comprar um carro batido sem saber é que, além de pagar mais caro, a batida pode ter comprometido o chassi ou peças mecânicas, e isso pode dar um grande prejuízo futuramente…

Veja o carro num ambiente com bastante luz, de preferência uma luz homogênea. O carro deve estar seco para que toda e qualquer imperfeição que exista possa ser vista com nitidez.

Procure ondulações na lataria. Veja a frente, a traseira, veja de longe e de perto. Encoste o rosto ao pára-lamas e observe se há imperfeições, marcas ou desníveis. Passe também as mãos, caso tenha dúvidas. Procure diferentes tons de tinta e vestígios de tinta em outras peças.

Atenção para uma das principais dicas para comprar carro usado: se a pintura interna do capô estiver novinha, pode significar que o carro sofreu reparo por batida.

Observe se as portas estão alinhadas e se não há espaçamentos irregulares no capô e nas portas. Verifique se as peças exteriores, como os faróis, são originais.

Os carros usados que mais se desvalorizam com o tempo de uso

2. Por dentro: estofados, piso e mecânica

Ok, você vai comprar um carro usado, mas na verdade quanto menos usado ele tiver sido é melhor! Verifique se os pedais estão muito desgastados, assim como o volante e o câmbio. Veja o estado de conservação dos bancos e se não há vestígios de água, pois o carro pode ter passado por uma inundação.

Veja se os pneus estão desgastados de modo regular. Desgaste irregular indica desalinhamento e problemas na suspensão. Balance o carro, para baixo e para cima, na dianteira do carro para verificar o estado dos amortecedores. Se o carro demorar a parar de balançar, os amortecedores podem estar comprometidos.

Entre as dicas para comprar carro usado, abra o capô e verifique a aparência geral do motor. Veja o nível do óleo, a espessura, e se não há vazamentos. Verifique se não há gambiarras ou muitas peças que não são originais.

Pergunte sobre o consumo de água do radiador e veja se o filtro de ar está limpo. Ao acelerar o carro, veja a cor da fumaça que sai: se for branca, o carro pode estar queimando óleo, o que pode indicar motor já muito desgastado.

Checkup de carros usados: o que verificar depois da compra

3. Por dentro da lei: consulta ao Detran e Denatran

Outro aspecto muito importante ao comprar carro usado são as questões legais. De nada adianta fazer uma boa compra se o carro não estiver com a situação regularizada ou mesmo se for um carro roubado e tiver o chassi adulterado.

Não pague antes de passar pela vistoria do Detran do seu estado. O ideal é que estejam presentes vendedor e comprador do carro durante a vistoria. Consulte o Denatran para verificar a situação legal do carro, no que diz respeito a multas, atraso do IPVA ou outras irregularidades.

Mesmo com todas estas dicas para comprar carro usado, o melhor seria ver o carro usado acompanhado de um mecânico de confiança e fazer um test drive.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...