Detox de smartphone: 6 passos para reduzir o uso do celular no dia a dia

Fazer um detox de smartphone já pode ser considerado realmente necessário para algumas pessoas. Conheça mais sobre o processo.

Não se espante ao ouvir o termo detox de smartphone. A prática já é uma realidade e necessária a muitas pessoas viciadas que não conseguem ficar desconectadas em seu dia a dia.

É certo que o mundo está cada vez mais tecnológico e, consequentemente, nós estamos muito mais conectados aos aparelhos que possibilitam o uso dessa tecnologia, como computadores e smartphones. O grande problema é que, em excesso, essa conexão pode se tornar um vício como qualquer outro.

Quando isso acontece, é realmente hora de ficar deslogado das redes sociais e tentar se livrar do distúrbio.

5 passos definitivos para se livrar do vício no celular

Detox de smartphone: como saber se eu preciso?

Como estamos quase todo o tempo utilizando o celular, pode ser difícil detectar quando o detox de smartphone é necessário. A maioria das pessoas não consegue identificar o uso excessivo como um problema e, muitas vezes, sequer admitem que usam o aparelho por mais tempo que a média comum.

Para ajudar, especialistas listam algumas ações que apontam para um vício em estar conectado. A recomendação é que, se você assinalar pelo menos 5 das opções abaixo, é sinal de que você precisa sim de um detox de smartphone

  1. O smartphone é uma das coisas mais importantes da minha vida.
  2. Amigos ou familiares já disseram que eu passo muito tempo conectado.
  3. Gasto mais tempo no meu smartphone do que em outras atividades que gosto.
  4. Fico irritado sem meu smartphone por perto.
  5. Uso meu smartphone em momentos nos quais deveria trabalhar, estudar ou conversar em público.
  6. Passo várias horas do dia conetado às redes sociais.
  7. Sinto necessidade frequente de checar meu smartphone.
  8. Já menti para outras pessoas sobre o quanto uso meu smartphone.

Se você considera que precisa passar menos tempo com seu celular, é hora de começar o detox de smartphone.

5 sinais de que você está viciado no smartphone

Como fazer o detox de smartphone

Algumas mudanças simples de hábito podem ajudar a acabar com o excesso de uso do smartphone. No começo, pode ser um pouco chato, pois requer se automonitorar. Porém, a melhora na qulidade de vida será percebida por você e pelas pessoas ao seu redor.

Mude aos poucos

Comece fazendo uma quebra gradual do uso do seu smartphone. Estabeleça um tempo para uso e não o ultrapasse. Uma ideia é usar o smartphone por 5 minutos e ficar 15 minutos sem mexer nele. Aos poucos, vá aumentando o desafio ao aumentar o tempo sem mexer no aparelho.

Amigos em primeiro lugar

Deixe de usar o smartphone quando estiver em um bar ou na balada com amigos, ou em reuniões com a família. Procure se divertir e interagir com os outros pessoalmente durante o momento.

Não cheque e-mails

Não cheque e-mails de trabalho em casa ou em qualquer ambiente que não seja no trabalho. Isso vale, principalmente, para o começo da manhã. Muitas pessoas têm o hábito de acordar e conferir seus e-mails quase imediatamente. Evite isso.

O mesmo vale para notificações de redes sociais.

Trabalho é trabalho

Durante o expediente de trabalho, não use o aparelho ou mexa o mínimo possível nele. Isso é importante tanto para a sua desintoxicação de estar conectado, quanto para melhorar a imagem com chefes no trabalho, já que a prática de passar muito tempo no celular durante o serviço nunca é bem vista.

Não deixe de ver ao vivo para ver pela tela

É muito comum observar pessoas fotografando e filmando durante atrações culturais como peça de teatro e show. É claro que você pode registrar o momento, só não vale acabar assistindo todo o espetáculo através da telinha do smartphone.

Desabilite as notificações

As notificações aumentam a vontade de conferir o que está acontecendo nas redes sociais e no seu e-mail. Por isso, desabilite essa opção ou até mesmo deixe o aparelho desligado por algumas horas .

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...