Julio Benck
Julio Benck
16 fev, 2017 - 09:12
desgaste de pneus

Os principais tipos e causas do desgaste de pneus

Julio Benck

Você sabia o que pode estar causando o desgaste de pneus do seu carro? Confira quais são as possíveis causas e o que é preciso fazer para evitar danos.

O artigo continua após o anúncio

Vitais para o funcionamento de qualquer tipo de veículo, os pneus são as únicas partes de um automóvel que ficam em permanente contato com o solo. São eles que possibilitam a perfeita rodagem, garantindo estabilidade, uniformidade na direção e conforto para os ocupantes a bordo. Portanto, um eventual desgaste de pneus deve receber do motorista máxima atenção, por se tratar de itens que influem diretamente na performance do carro como um todo.

Sem pneus, é impossível um veículo colocar-se em movimento. Existem diversos fatores que podem influenciar e acelerar o processo de desgaste dos pneus, entre os quais podem ser elencados ângulos de suspensão incorretos, vícios de direção, a má conservação do asfalto em alguns locais, alinhamento mal feito, ou mesmo pneus não indicados pelo fabricante. Convém ficar atento a essa conjuntura de possíveis causas, para evitar a troca prematura dos pneus.

Principais tipos de desgaste de pneus

Os pneus têm como características o formato arredondado, com superfícies externa e interna ao veículo, além da banda de rodagem, a parte que fica em contato com o solo. Portanto, eles podem apresentar desgaste em sua área central, em apenas um dos lados – ou em ambos -banda de rodagem com desgaste irregular ou vir a ter aspecto “escamado”.

As variáveis devem ser consideradas, para que a solução a ser tomada seja a mais adequada ao caso.

As causas que levam a pneus desgastados

O desgaste central, ou seja, bem no centro da banda rodagem, pode ser ocasionado pelo descompasso entre a largura da roda e do pneu ou pressão nos pneus acima da recomendada. O problema é comum em veículos equipados com tração traseira, já que é nesse eixo que o peso da carga se centraliza. Um sistema de suspensão mal alinhado também influi no desgaste de pneus, já que as rodas ficam posicionadas enviesadas, o que causa desgaste irregular.

Já quando o desgaste de pneus é em ambos os lados, as causas são o excesso de carga, calibragem com pressão abaixo da recomendada ou, assim como ocorre em desgaste central, a incompatibilidade na largura de rodas e pneus pode gerar desgaste interno e externo simultaneamente.

Qual é amulta por andar com pneu careca e os principais riscos

Outra causa do desgaste irregular da banda de rodagem pode ser eventual falha em freios com sistema ABS, rolamentos e periféricos frouxos, deformidade nas rodas ou mal centralizadas, sistema de frenagem travado ou mesmo contaminação de natureza química pelos pneus.

O artigo continua após o anúncio

Toda solução para pneus desgastados deve passar pelo crivo de um profissional especializado. Na hora da troca, o motorista pode optar por pneus originais e novos, que podem custar cada um cerca de R$ 200,00, ou por pneus remold, em média 50% mais baratos, mas com uma vida útil reduzida.